Política

Ministro do GSI diz que arma ‘é direito do cidadão, como uma geladeira’

Ministro do Gabinete de Segurança Institucional defendeu decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição

Publicado: | Atualizado em 23/05/2019 14:54


Ministro do Gabinete de Segurança Institucional defendeu decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição — © Reprodução
Ministro do Gabinete de Segurança Institucional defendeu decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição — © Reprodução

Política — Durante entrevista à Globo News, nessa quarta-feira (22), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, defendeu o decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição. Na conversa, ele comparou a posse de armas à de eletrodomésticos.

“É um direito do cidadão como qualquer outro, como uma geladeira, como uma televisão, como um aparelho de som. É de acordo com a sua possibilidade, mas todo cidadão passa a ter o direito de ter uma arma”, disse Heleno.

Em vigor desde o início do mês, o novo decreto das armas assinado pelo presidenciável, permite que cidadãos comuns tenham em casa um fuzil. No documento, se aumenta em até quatro vezes o valor do poder de fogo de armas que podem ser adquiridas pelos civis.

O decreto também ampliou para um conjunto de 20 categorias profissionais que não precisarão comprovar “efetiva necessidade” para justificar a solicitação para o porte junto à Polícia Federal. O porte foi ampliado para todas as armas de uso permitido.

Ainda durante a entrevista, o ministro afirmou não ter dúvidas de que o presidente valoriza os parlamentares e destacou ainda a “sensibilidade” de Bolsonaro de que o grande problema do país “é a nossa classe política”

[…] é normal que ele use esse argumento. Então quando ele usa esse morde e assopra está dentro das características dele. E ele sabe a hora que vai morder, a hora que vai assoprar”, afirmou o ministro. 

+ Bolsonaro diz que manifestantes contra cortes são “idiotas úteis e imbecis”

Após diversas críticas e ações judiciais contrárias ao decreto, o governo decidiu alterar o texto para diminuir o alcance de algumas medidas. Entre outros pontos, o novo decreto proíbe o cidadão comum de ter porte de “armas portáteis”, como fuzis, mas diz que o Exército ainda vai publicar, em até 60 dias, a lista completa de armas que serão adquiridas ou proibidas.

Quem é Heleno?

Augusto Heleno Ribeiro Pereira, nasceu em Curitiba, no 29 de outubro de 1947, é um general-de-exército da reserva do Exército Brasileiro. Filho de Ari de Oliveira Pereira e Edina Ribeiro Pereira, é casado com Sônia Pereira. Foi comandante militar da Amazônia e Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia. Tem posições claramente críticas com relação às políticas oficiais, particularmente no que se refere à atitude da comunidade internacional com relação ao Haiti e à política indigenista do governo brasileiro.

Atualmente é o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no governo Jair Bolsonaro.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Almiro Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente
Política
Urgente! TSE mantém elegibilidade de Almir, Sandro e Jailson

Por tanto, foi mantida a possibilidade de os vereadores concorreram nas eleições de 2024.


Almir Belo - @Reprodução
Política
Almir, o pior vice possível

Almir Belo foi condenado no TSE por fraude à cota de gênero


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.


Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
TSE forma maioria para cassar vereadores de União por fraude à cota de gênero

A expectativa agora é para a sentença, que além de cassar os mandatos, pode deixar os vereadores inelegíveis por oito anos.