publicade
Política

Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020

Publicado:


Gabriela Freitas - @BR104
Gabriela Freitas - @BR104

A primeira-dama do município de União dos Palmares, Gabriela Yasmine Lins de Albuquerque Pontes Freitas, pode ficar inelegível por oito anos, por crime de fraude à cota de gênero.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para cassar os diplomas dos candidatos vinculados ao DRAP do MDB – diretório municipal de União dos Palmares – referente às eleições de 2020, e com isso anular os votos de todos os candidatos do partido, incluindo os vereadores Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente.

O MPE-AL, que pede: “o conhecimento e provimento do recurso, para que, reconhecendo o abuso de poder correspondente à fraude de cota de gênero, sejam cassados os diplomas dos candidatos vinculados ao DRAP do MDB – diretório municipal de União dos Palmares, e decretando-lhes a pena de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos próximos oito anos.”

Em outros municípios onde houve condenação e cassação por fraude à cota de gênero, o Tribunal condenou os candidatos laranjas e o presidente do partido à época das eleições à inelegibilidade por 8 anos.

Um exemplo é Palmeira dos Índios, quando o juiz eleitoral André Luis Parisio Maia Paiva, da 10ª Zona Eleitoral, cassou os mandatos e diplomas dos candidatos a vereador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB, nas últimas eleições municipais, tornando inelegíveis com a decisão, três suplentes e o presidente do partido.

Caso a decisão do TSE siga na mesma linha, a primeira-dama Gabriela Yasmine, que era a presidente do partido à época, pode ficar inelegível por 8 anos.

Assuntos Gabriela Yasmine

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Banderia do PT - @Reprodução
Política
PT é suspeito de fraudar o próprio partido em Maceió

Número de novos membros dispara e impugnações já chegam a 30% do total no país.


(Foto: Ricardo Stuckert)
Política
Lula destina mais de R$ 300 milhões ao Grupo Globo em apenas dois anos de governo

Os valores, que saem diretamente dos cofres públicos, são justificados pela necessidade de promover ações do governo federal, como campanhas de saúde, educação e programas sociais.



Deputado Marcelo Vitor - @Reprodução
Política
Reeleição de Marcelo Victor desafia restrições do STF e estabelece novo entendimento

Caso do presidente da ALE-AL serve como referência para Assembleias Estaduais que buscam recondução de seus líderes.