Política

MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.

Publicado: | Atualizado em 02/05/2024 15:24


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução

O Ministério Público Eleitoral em Alagoas pediu a condenação de Renan Filho, atual Ministro de Transportes e ex-governador de Alagoas, por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. O pedido também inclui o ex-secretário de Educação e deputado federal Rafael Brito, membro do MDB.

De acordo com o parecer da procuradoria, há indícios de que a máquina pública foi usada com fins eleitorais na implementação de um programa de incentivos financeiros para estudantes do ensino médio. Este programa incluía bolsas e premiações e foi implementado em dezembro de 2021, pouco antes do ano eleitoral de 2022.

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.

O documento do Ministério Público detalha que houve irregularidades no processo de execução orçamentária e pagamento das bolsas, totalizando R$ 18 milhões em transferências entre 24 e 30 de dezembro de 2021. Segundo a investigação, esses pagamentos violaram a legislação eleitoral, que proíbe a oferta de benefícios em ano eleitoral sem que estes já estivessem em execução.

Além disso, o governo de Alagoas teria alterado o escopo do programa, expandindo o benefício para todos os alunos de ensino médio, embora a lei original previsse assistência apenas a estudantes em situação de vulnerabilidade. Essa mudança ocorreu sem a devida previsão legal, configurando mais um ponto de controvérsia.

Em sua defesa, Renan Filho e Rafael Brito alegam que o programa Escola 10 estabelece contrapartidas claras, como a frequência escolar e o ciclo vacinal completo, que os alunos devem cumprir para receberem os incentivos. Eles argumentam que o programa não se trata de uma distribuição gratuita de benefícios, mas sim de uma política de estado para combater a evasão escolar.

A procuradoria pede a inelegibilidade e a cassação do diploma de Rafael Brito. Para Renan Filho, o pedido é apenas de inelegibilidade.

O caso agora segue para análise no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), onde os próximos passos do processo serão definidos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.


Encontro de Zé Alfredo com Alfredo Gaspar - @Reprodução
Política
Zé Alfredo e Caju se reúnem com Alfredo Gaspar em Maceió

O encontro marca um ponto de discussão sobre as eleições municipais de 2024


Deputada Amália Barros ao lado de Michelle Bolsonaro - @Reprodução
Política
Deputada Amália Barros morre aos 39 anos após complicações de saúde

Amália Barros, deputada e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, falece aos 39 anos após complicações de saúde.