Política

TSE forma maioria para cassar vereadores de União por fraude à cota de gênero

A expectativa agora é para a sentença, que além de cassar os mandatos, pode deixar os vereadores inelegíveis por oito anos.

Publicado:


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral formou maioria para cassar os vereadores de União dos Palmares, Sandro Jorge, Jailson Vicente e Almir Belo, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2020. O julgamento, que foi retomado no dia 19 de abril, somou 4 votos divergentes do relator Benedito Gonçalves, que havia votado por negar provimento ao recurso.

Contrários ao voto do relator, votaram os seguintes ministros:

– Alexandre de Moraes
– Cármen Lúcia
– Floriano de Azevedo Marques
– Ramos Tavares

Ainda faltam um ministro votar:

– Nunes Marques

Os  último voto não altera o resultado, já que quatro dos sete ministros votaram pela condenação, formando portanto, a maioria.

A expectativa agora é para a sentença, que pode ou não atender integralmente o pedido do Cidadania, autor do recurso eleitoral, que pede: “Ao final, requer o conhecimento e provimento do recurso, para que, reconhecendo o abuso de poder correspondente à fraude de cota de gênero, sejam cassados os diplomas dos candidatos vinculados ao DRAP do MDB – diretório municipal de União dos Palmares, e decretando-lhes a pena de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos próximos oito anos.”

Ana Claudia e Ewelli - @Reprodução

Ana Claudia e Ewelli – @Reprodução

Como foi a fraude?

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, houve uma votação insignificante para as candidatas Ana Cláudia Ferreira da Silva, que recebeu apenas 4 votos, e Ewelly Rubyllene Gomes da Silva Alves, que obteve apenas 5 votos nas eleições de 2020, quando concorreram pelo MDB ao cargo de vereador.

Ainda segundo o MPE/AL, as candidatas não tiveram nenhuma movimentação financeira em suas contas de campanha, e não receberam nenhum voto de suas próprias seções eleitorais, o que significa que nem elas mesmas votaram nelas.

Todo esse conjunto probatório foi usado para confirmar que elas foram incluídas na chapa apenas para cumprir a porcentagem de 30% que obrigatoriamente devem ser destinados a candidaturas femininas, restando assim confirmada a fraude à cota de gênero.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.