Política

STJ julga nesta terça-feira (14) habeas corpus de Michel Temer

Temer se entregou à Polícia Federal (PF), em São Paulo, na última quinta-feira (09), após uma nova determinação judicial

Publicado: | Atualizado em 14/05/2019 09:46


Temer se entregou à Polícia Federal (PF), em São Paulo, na última quinta-feira (09), após uma nova determinação judicial - © Reuters
Temer se entregou à Polícia Federal (PF), em São Paulo, na última quinta-feira (09), após uma nova determinação judicial - © Reuters

Política – A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisará nesta terça-feira (14) o pedido de liberdade do ex-presidente Michel Temer, de 78 anos. O ex-presidente é acusado pelo Ministério Público (MP) de ter chefiado uma organização criminosa, o que ele nega. O julgamento do habeas corpus está previsto para começar às 14h.

Temer se entregou à Polícia Federal (PF), em São Paulo, na última quinta-feira (09), após uma nova determinação judicial. Ele deixou sua casa, na Zona Oeste da capital, e seguiu escoltado até a Superintendência da PF. O colegiado derrubou decisão individual do desembargador Ivan Athié, que havia concedido liberdade a ele.

O ex-presidente é investigado na Operação Descontaminação, da PF, um dos desdobramentos da Lava Jato no Rio de Janeiro, que investiga desvios da ordem de R$ 1,8 bilhão nas obras da Usina Nuclear Angra 3.

A defesa de Michel Temer afirma no pedido de habeas corpus que o ex-presidente não praticou nenhum crime e não há fundamentos para justificar a prisão.

“O paciente [Temer] nunca integrou organização criminosa nem praticou outras modalidades de crime, muito menos constitui ameaça à ordem pública. Sua liberdade não coloca em risco a instrução criminal, nem a aplicação da lei penal. Teve sua prisão preventiva decretada, sem que se indicasse nenhum elemento concreto a justificá-la”, diz a defesa.

+ MPF denuncia Michel Temer por peculato e lavagem de dinheiro

A Sexta Turma é composta pelos ministros Nefi Cordeiro, Laurita Vaz, Rogerio Schietti e Antonio Saldanha Palheiro, relator do caso. Sebastião Reis Júnior se declarou impedido e não vai participar do julgamento, que contará apenas como quatro votos. Caso haja empate na votação, Temer poderá ser beneficiado com resultado positivo para ganhar liberdade.

Outro acusado, João Baptista Lima Filho, conhecido como coronel Lima, amigo de Temer, também está preso e recorreu ao STJ. Até o momento, não foi confirmado se o caso também será julgado.

*com Agência Brasil

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.


Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
TSE forma maioria para cassar vereadores de União por fraude à cota de gênero

A expectativa agora é para a sentença, que além de cassar os mandatos, pode deixar os vereadores inelegíveis por oito anos.


Ministro Raul Araújo - @Reprodução
Política
3×2: Raul Araújo segue o relator e vota para não cassar vereadores de União dos Palmares

A expectativa agora se volta para os dois últimos votos, sendo que se apenas um votar divergindo do relator, é suficiente para formar maioria para cassar os parlamentares.


Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente