Política

Projeto determina rateio de precatórios do Fundef entre professores da rede pública

Os precatórios têm origem em ações movidas por municípios contra a União entre 1998 e 2006, que, somados, chegam a R$ 90 bilhões

Publicado: | Atualizado em 27/01/2020 07:31


© Veja
© Veja

Política — Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que altera a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), fundo que substituiu o Fundef em 2007. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

O texto, apresentado pelo deputado Bacelar (Pode-BA), determina que 60% dos recursos oriundos de precatórios do antigo Fundef deverão ser divididos proporcionalmente entre os professores da educação básica da rede pública de ensino dos estados ou municípios beneficiados.

Terão direito ao rateio os profissionais que estavam trabalhando durante o período em que ocorreram os repasses do Fundef ou quando o precatório foi disponibilizado para utilização. Pelo projeto, a remuneração terá caráter indenizatório, e não será incorporada ao vencimento dos servidores.

O texto prevê ainda que em caso de falecimento desses profissionais, os herdeiros farão jus aos recursos. Os percentuais e critérios para a divisão do rateio serão definidos pelos estados e municípios através de leis especificas. Não será necessário a homologação judicial.

Os precatórios têm origem em ações movidas por municípios contra a União entre 1998 e 2006, que, somados, chegam a R$ 90 bilhões. Segundo as prefeituras, o Ministério da Educação teria cometido erros no cálculo do valor repassado por meio do Fundef.

“Nada mais cristalino de que os precatórios do governo federal no fundo sejam rateados entre os professores”, disse o deputado, acrescentando que algumas prefeituras que receberam o dinheiro chegaram a fazer esta destinação, mas um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2018 suspendeu a distribuição entre professores.

*com Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.


Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
TSE forma maioria para cassar vereadores de União por fraude à cota de gênero

A expectativa agora é para a sentença, que além de cassar os mandatos, pode deixar os vereadores inelegíveis por oito anos.


Ministro Raul Araújo - @Reprodução
Política
3×2: Raul Araújo segue o relator e vota para não cassar vereadores de União dos Palmares

A expectativa agora se volta para os dois últimos votos, sendo que se apenas um votar divergindo do relator, é suficiente para formar maioria para cassar os parlamentares.


Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente