Lula envia carta de agradecimento ao presidente da Câmara Rodrigo Maia

Na carta, o ex-presidente agradeceu pela interferência dos parlamentares na decisão de transferi-lo de presídio


Publicado em: 14/08/19 às 14:53 por Johny Lucena | BR104 | Atualizado em 14/08/2019 às 15:54



Lula envia carta de agradecimento ao presidente da Câmara Rodrigo Maia — © Reprodução

Política — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu uma carta agradecendo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e outros 14 parlamentares por seus esforços ao evitarem sua transferência para o presídio de Tremembé, em São Paulo.

O documento foi entregue a Maia por deputados do PT, PSOL, PCdoB, PDT e PSB no final da tarde dessa terça-feira (13). Na carta, Lula agradeceu o “gesto de solidariedade” de todos os parlamentares envolvidos no ato de “mais uma arbitrariedade” da Vara de Execuções Penais.

Além de Rodrigo Maia, o nome do vice-presidente da Câmara Marcos Pereira (PRB-SP), também foi citado na carta escrita por Lula, junto aos líderes de partidos aliados e os presidentes do PT, Gleisi Hoffmann, e do PDT, Carlos Lupi.

+ MP da Liberdade Econômica tem texto-base aprovado na Câmara

“Manifesto que assisti a uma oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado Democrático de Direito”, escreveu o petista.

A atuação de Maia e outros parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar a decisão da juíza Carolina Lebbos, que autorizou a transferência do ex-presidente para um presídio no Estado de São Paulo, foi extremamente válida para Lula.

O plenário do Supremo vetou a decisão por 10 votos a 1. De acordo com o presidente da Câmara a medida era “extemporânea” e se colocou à disposição para que “o direito do ex-presidente” fosse garantido.

Leia a carta na íntegra:

Lula agradeceu aos parlamentares pelo esforço — © Reprodução

Lula agradeceu aos parlamentares pelo esforço — © Reprodução