Justiça

Portaria institui intimações por WhatsApp na Comarca de Paripueira

Juiz André Luis Parizio publicou medidas que devem otimizar o trabalho da Vara, dando celeridade aos processos

Publicado: | Atualizado em 12/03/2019 18:19


Juiz André Luis Parizio publicou medidas que devem otimizar o trabalho da Vara, dando celeridade aos processos (Crédito: Reprodução)
Juiz André Luis Parizio publicou medidas que devem otimizar o trabalho da Vara, dando celeridade aos processos (Crédito: Reprodução)

Paripueira – Novas medidas irão possibilitar a celeridade ao andamento dos processos que tramitam na Comarca de Paripueira. As portarias foram publicadas pelo juiz André Luis Parizio Maia Paiva, no Diário da Justiça Eletrônico, na última sexta-feira (8).

A portaria nº 02/2019 institui o procedimento de intimações pelo aplicativo WhatsApp, ligação telefônica, ou outro aplicativo de envio de mensagens eletrônicas previamente autorizado pelo magistrado, nos processos do Juizado Especial Cível da Comarca. De acordo com o juiz, a prática já é adotada em diversas Comarcas do país.

A adesão ao procedimento é voluntária, e os advogados, procuradores, membros do Ministério Público e Defensores Públicos continuarão sendo intimados pelos meios tradicionais. O método é apenas para processos em que a parte não tenha advogado constituído (procedimentos de Juizado Especial), ou se for representada pela Defensoria Pública ou o Ministério Público, quando é exigida a intimação pessoal da parte.

Para o magistrado, além de dar celeridade aos processos da Vara, a adoção da medida proporciona a redução de despesas do Judiciário e gera eficiência no trabalho dos Oficiais de Justiça, que passam a ter mais tempo para se dedicar aos casos em que realmente é necessária a intimação através de mandado.

“A Portaria levou em consideração que as intimações realizadas por mandado e carta possuem um custo considerável, além de demandar tempo razoável para seu cumprimento, e, por outro lado, a necessidade de redução de despesas pelo Poder Judiciário, bem como a redução do tempo de tramitação dos processos. Além disso, adequa-se aos princípios da proteção ambiental, visto que reduzirá o uso de papel”, explica.

Já a portaria nº 01/2019 institui a realização mensal de mutirões de audiências na Comarca de Paripueira, preferencialmente na última semana do mês, onde serão incluídos os processos despachados até o dia 15 do mês anterior ao mutirão.

+ Desembargador Otávio Praxedes inaugura nova sede do Juizado de União dos Palmares

Durante os mutirões, serão realizadas audiências cíveis inaugurais ou incidentais de conciliação, audiência una de Juizados Especiais Cíveis, instruções cíveis de menor complexidade e preliminares de Juizados Especiais Criminais.

O juiz André Parizio acredita que as medidas deverão descongestionar e otimizar o trabalho da Vara. Ele ainda pretende adotar outras medidas para reduzir o acervo de processos pendentes e “dar andamento célere às novas e crescentes demandas, além de fazer um trabalho preventivo em relação a novos litígios na Comarca, que envolve os Municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio”.

*com TJ/AL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Conselho Tutelar – © Reprodução
Justiça
Mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar é denunciada pelo MP

MPAL denuncia mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar em Maceió