Reforma da Previdência é aprovada em primeiro turno

O presidente Jair Bolsonaro comemorou a aprovação da reforma e cumprimentou Rodrigo Maia pelas redes sociais


Publicado em: 11/07/19 às 7:33 por Johny Lucena | Atualizado em 11/07/2019 às 16:16


Proposta teve 379 votos a favor e 131 contra — © Agencia Brasil

Reforma — Foram aproximadamente oito horas de debates, para que o plenário da Câmara dos Deputados aprovassem em primeiro turno, o texto principal da reforma da Previdência.

A proposta teve 379 votos a favor e 131 contra. Agora, os parlamentares começam a votar os destaques apresentados pelas bancadas. Antes de iniciar a seção, os deputados tinham concordados em derrubar as emendas individuais e manter apenas as de bancada.

Entre os assuntos em destaque mais aguardados estão o que aumenta a aposentadoria para as trabalhadoras da iniciativa privada e o que suaviza as regras de aposentadorias para policiais e agentes de segurança que serviam à União.

+ Ministros do STF defendem Sérgio Moro e Lava Jato e só irão admitir posição diante de ‘algo grave’

A reforma da Previdência precisava de 308 votos, o equivalente a três quintos dos deputados, para ser aprovada. Se aprovado em segundo turno, o texto segue para análise do Senado, onde também deve ser apreciado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos 49 senadores.

O debate do texto principal foi aberto por volta das 17h, quando a Câmara rejeitou o último requerimento de retirada de pauta da reforma da Previdência. Nas últimas horas, os líderes dos partidos estavam encaminhando as orientações para as bancadas.

Jair Bolsonaro parabeniza aprovação da reforma 

O presidente Jair Bolsonaro acompanhou a aprovação em primeiro turno da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Em uma publicação no Twitter, ele cumprimentou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia pela aprovação.

+ Para Kil de Freitas, a culpa é do ex-governador

Na publicação, Bolsonaro disse. “O Brasil está cada vez mais próximo de entrar no caminho do emprego e da prosperidade”.