Política

O acordo de Arthur Lira com a Assembleia para escolher o novo governador de Alagoas

Lira descartou o apoio a Antônio Albuquerque e fez elogios a Paulo Dantas.

Publicado: | Atualizado em 10/11/2021 12:00


Deputado Arthur Lira - @reprodução
Deputado Arthur Lira - @reprodução

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, revelou durante entrevista na cidade de Águas Brancas, interior do estado de Alagoas, detalhes do seu acordo com a Assembleia Legislativa para eleger o novo governador de Alagoas.

O parlamentar foi questionado por um jornalista a respeito de uma fala do senador Renan Calheiros (MDB), de que o governo simpatiza com o deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB) para uma possível candidatura a chefe do Executivo estadual.

Sobre o assunto, Lira disse que apesar dos sete mandatos do deputado Antônio Albuquerque, não existe da sua parte qualquer conversa no sentido de apoiar o parlamentar em uma eventual candidatura ao governo. Por outro lado, ele explicou que o único acordo que já existe em relação a esse assunto é com o presidente da Assembleia, o deputado Marcelo Victor (SD).

“Em princípio, eu tenho compromisso com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (SD). E se o governador se afastar do seu mandato, eu acompanharei o nome de escolha da Assembleia Legislativa”, explicou.

O nome da Assembleia Legislativa, segundo o próprio Arthur Lira, é o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), que é do mesmo partido do governador Renan Filho.

“Paulo Dantas tem a nossa simpatia, o nosso carinho. É um deputado muito querido de quem o conhece. Precisa ser só mais conhecido no estado de Alagoas, mas quem o conhece sabe como é que ele atua”, destacou. “Deve e pode ser o nosso candidato”, completou.

Deputado estadual Paulo Dantas – © BR104

Deputado estadual Paulo Dantas – © BR104

O acordo do presidente Arthur Lira com o presidente Marcelo Victor depende da posição que o governador Renan Filho tomar. Se Renan se afastar para disputar o Senado, a Assembleia indica o candidato ao governo e Lira apoia, mas se Renan decidir ficar, então quem decide o nome que vai disputar ao governo será ele, e a Assembleia apoiará.

“A princípio, eu tenho compromisso claro e público com presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, de que se o governador se afastar do seu mandato, eu acompanharei a escolha do nome da Assembleia Legislativa. Se o governador ficar, que é o que eu aposto, a escolha será minha, e a Assembleia apoiará o nome que eu escolher. Esse é o único acordo que tenho e que vou honrar”, disse Lira.

Deputado Marcelo Victor - BR104

Deputado Marcelo Victor – BR104

Embora fosse bastante previsível dentro do cenário político estadual que o deputado Arthur Lira optaria por esse tipo de acordo com a Assembleia, alguns nomes se aventuraram a militar por seu apoio para uma disputa ao governo.

Um deles foi o deputado estadual Davi Davino, que disputou em 2020 pela prefeitura de Maceió. O parlamentar chegou a ensaiar uma possível candidatura com o apoio de Lira, mas o assunto acabou morrendo na praia.

Quem também estava sendo cotada para receber o apoio do presidente da Câmara, era a deputada Jô Pereira (MDB). Lira chegou a fazer elogios públicos a atuação da parlamentar, porém, o assunto parece que não se sustentou.

Deputado Davi Davino Filho - @Divulgação

Deputado Davi Davino Filho – @Divulgação


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.


Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
TSE forma maioria para cassar vereadores de União por fraude à cota de gênero

A expectativa agora é para a sentença, que além de cassar os mandatos, pode deixar os vereadores inelegíveis por oito anos.


Ministro Raul Araújo - @Reprodução
Política
3×2: Raul Araújo segue o relator e vota para não cassar vereadores de União dos Palmares

A expectativa agora se volta para os dois últimos votos, sendo que se apenas um votar divergindo do relator, é suficiente para formar maioria para cassar os parlamentares.


Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente