Política

CPI da Sáude é oficialmente criada na Câmara de Panelas

Documento foi publicado na manhã desta terça-feira (26), no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco.

Publicado:


Documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios | © Gustavo Lopes/BR104
Documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios | © Gustavo Lopes/BR104

Nesta manhã de terça-feira (26/10), foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco a oficialização da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), aprovada pela maioria dos vereadores de Panelas, no agreste pernambucano.

Cumprindo o que disse no Cidade Entrevista sobre a CPI, o presidente da Câmara de Vereadores de Panelas, Denival Melo (MDB), publicou a criação da Comissão. Com isso, já foi disponibilizada a relação com os nomes dos integrantes:

  • Presidente: Wellington José Saraiva Filho (MDB);
  • Relator: Joelmo José da Silva (MDB);
  • Membro: José Jadiel de Andrade (Pierre Logan, PSB).

Denival Melo já confirmou em entrevistas anteriores que todas as reuniões da CPI serão públicas e transmitidas pelos canais de comunicação da Câmara, para que assim, a população panelense e a imprensa possam acompanhar os trabalhos da Comissão.

Em outras legislaturas houve a tentativa de criação de CPI’s, mas que não foram para a frente. Dessa vez – pelo menos é o que nossas fontes afirmam -, será a 1ª CPI na Câmara de Panelas que terá começo, meio e fim. Lembramos que essa comissão foi um requerimento do vereador Pierre Logan, aprovado pela maioria dos vereadores. De acordo com o que foi publicado no Diário Oficial, o objeto de investigação da CPI será:

“Art. 1º […] no prazo de 120 (cento e vinte) dias, investigar indício de irregularidade administrativa na execução do contrato pela empresa Medicalmais Serviços em Saúde LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 21.609.217/0002-54, vencedora da Chamada Pública nº 001/2021, que acarretou na prática de exercício ilegal da profissão de médico na rede municipal de saúde. Fato este que em 27 de junho de 2021, acarretou na morte de 02 (duas) pessoas e prisão de homem que além de praticar o exercício ilegal da profissão, se utilizava de registro falso.”

No âmbito político, acredita-se que os primeiros a serem convocados na CPI serão o secretário de saúde de Panelas, Junior Lima, e a diretora do Hospital Municipal, Elaine Cristina.

Perspectiva

A reportagem entrou em contato com alguns dos nomes citados na matéria. O vereador autor e membro da CPI, Pierre Logan, disse esperar uma investigação que faça justiça, apurando os fatos e averiguando se houve negligência, e se houve, quem foi que cometeu tal negligência.

Perguntamos ao secretário de saúde, Junior Lima, se teria algum receio com a provável convocação. Ele disse não ter receio algum. “Quero que todos os fatos sejam apurados e que realmente descubram os culpados”, afirmou.

Conversamos ainda com o prefeito de Panelas, Ruben Lima (PSB). Perguntamos que tipo de investigação ele espera da CPI, técnica ou política, e o gestor afirmou esperar uma investigação técnica por parte da Comissão.

Eugênio de Lima/BR104 PE

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.


Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
TSE forma maioria para cassar vereadores de União por fraude à cota de gênero

A expectativa agora é para a sentença, que além de cassar os mandatos, pode deixar os vereadores inelegíveis por oito anos.


Ministro Raul Araújo - @Reprodução
Política
3×2: Raul Araújo segue o relator e vota para não cassar vereadores de União dos Palmares

A expectativa agora se volta para os dois últimos votos, sendo que se apenas um votar divergindo do relator, é suficiente para formar maioria para cassar os parlamentares.


Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente