Política

Auxílio Emergencial: O voto de Tereza Nelma e Marx Beltrão

Os deputados negam que a emenda que garante a ampliação do auxilio emergencial até dezembro tenha entrado na pauta de votação

Publicado: | Atualizado em 18/07/2020 13:18


Deputada Tereza Nelma e deputado Marx Beltrão - Divulgação
Deputada Tereza Nelma e deputado Marx Beltrão - Divulgação

Desde a manhã da última quinta-feira (16), quando alguns veículos da imprensa passaram a divulgar a lista dos deputados que votaram contra a ampliação do Auxílio Emergencial até dezembro, internautas de várias partes do país passaram a criticar os parlamentares de seus respectivos Estados.

Em Alagoas, apenas dois, dos nove deputados federias, votaram favoráveis a emenda que estendia o pagamento do auxílio emergencial até dezembro. Outros 5 parlamentares votaram CONTRA, e dois deles sequer compareceram a sessão.

Veja como votou cada deputado:

  • Arthur Lira (PP-AL) -votou Não
  • Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) -votou Não
  • Jhc (PSB-AL) – votou Sim
  • Marx Beltrão (PSD-AL) – votou Não
  • Nivaldo Albuquerq (PTB-AL) * Ausente.
  • Paulão (PT-AL) – votou Sim
  • Sergio Toledo (PL-AL) – votou Não
  • Severino Pessoa (REPUBLICANOS-AL) – * Ausente.
  • Tereza Nelma (PSDB-AL) – votou Não.

Os deputados Tereza Nelma (PSDB-AL) e Marx Beltrão (PSD-AL), fazem parte do grupo que foi contrário a emenda. Contudo, apesar de ter claramente votado contra, eles enviaram nota de esclarecimento para a redação de vários portais de notícias, negando que essa emenda tenha sido votada pela Câmara.

Segundo a assessoria da deputada Tereza Nelma, “Nunca houve votação de ampliação do auxílio emergencial na Câmara”.

Já o deputado Marx Beltrão, disse que “A Câmara não votou [até] agora nenhum projeto para estender o auxílio emergencial até o fim do ano. Emenda neste sentido foi rejeitada pelo relator e declarada inconstitucional. Não se votou o mérito deste tema.”

Não é o que diz o deputado André Janones (Avante-MG).

Em suas redes sociais, Janones lamentou o que chamou de “derrota do povo”;

“Derrota do povo aqui na câmara dos Deputados: por 309 x 123, foi REJEITADA a emenda que estendia o pagamento do auxílio emergencial até dezembro. Mesmo em meio ao caos, ao desemprego e às incertezas, o auxílio será extinto após o pagamento da quinta parcela.”

Deputado diz que cometeu equívoco ao votar contra

Um deputado da Bahia, Charles Fernandes, do PSD, mesmo partido do deputado Marx Beltrão, publicou uma nota de esclarecimento, alegando ter cometido um equivoco ao votar contra a ampliação do auxílio emergencial até dezembro.

A matéria foi publicada pelo site Agencia Sertão, e você pode ler a nota abaixo:

Deputados seguiram recomendação do partido

Os deputados Tereza Nelma e Marx Beltrão, assim como os demais parlamentares, votaram seguindo a recomendação da liderança de seus respectivos partidos.

Na imagem abaixo, é possível ver como cada partido orientou que seus respectivos parlamentares votassem, e por essa razão, Marx Beltrão, seguindo o PSD, votou NÃO.

De igual modo, a deputada Tereza Nelma, seguindo a orientação da liderança do PSDB, também votou NÃO.

O que diz Tereza Nelma

A assessoria da deputada Tereza Nelma entrou em contato com o BR104, e enviou uma nota sobre o voto da parlamentar.

Leia na íntegra:

“Patrulha da mentira

Cuidado! Está circulado nas redes sociais uma mentira, afirmando que eu teria votado contra a prorrogação do auxílio emergencial.

Na verdade a votação foi sobre o PL 2801/20, que tratava de bloqueios judiciais do auxílio emergencial em caso de dívidas. Alguns deputados apresentaram uma emenda de prorrogação rejeitada, porque o relator a considerou inadequada. Existem vários projetos sobre o tema. Inclusive sou coautora do PL 2968/2020, que propõe a prorrogação do pagamento do auxílio de R$ 600,00 por mais 12 meses. Essa questão ainda não foi votada. Eu nunca votaria contra minhas convicções e a minha história de defesa das minorias. Não vou decepcionar quem trabalha pelo bem.

Tereza Nelma”

O que diz Marx Beltrão

“Nota à Imprensa – Bancada Federal Alagoana

Os membros da bancada federal alagoana, especialmente os nove deputados federais que atuam no Congresso Nacional em defesa do povo de nosso estado, informam que não procede e é completamente falsa a informação de que tais parlamentares teriam votado contra a prorrogação do Auxílio Emergencial pago pelo Governo Federal. Esta informação é integralmente inverídica.

Na verdade, o que ocorreu foi a votação do Projeto de Lei (PL) de nº 2801/20 na Câmara dos Deputados, que tratava de bloqueios judiciais do Auxílio Emergencial em caso de dívidas dos beneficiários. Neste Projeto, ainda na fase de análise por parte das Comissões da Casa, foi proposta uma emenda com a menção à prorrogação do pagamento do Auxílio. Entretanto, como o PL nº 2801/20 tratava de assunto diverso, a emenda foi rejeitada ainda na Comissão.

Ou seja, o tema da prorrogação do Auxílio Emergencial pago pelo Governo Federal nem sequer foi analisado em plenário na forma de Projeto de Lei.

Sendo assim, nenhum deputado federal alagoano votou contra a proposta. Na Câmara dos Deputados há vários PLs que dão conta deste tema, e a bancada federal alagoana – inclusive seus três senadores – está empenhada em trabalhar em prol da sociedade na superação das drásticas e trágicas consequências sanitárias, sociais e econômicas causadas pela pandemia da Covid-19.

Bancada Federal de Alagoas”


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.


Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
TSE forma maioria para cassar vereadores de União por fraude à cota de gênero

A expectativa agora é para a sentença, que além de cassar os mandatos, pode deixar os vereadores inelegíveis por oito anos.


Ministro Raul Araújo - @Reprodução
Política
3×2: Raul Araújo segue o relator e vota para não cassar vereadores de União dos Palmares

A expectativa agora se volta para os dois últimos votos, sendo que se apenas um votar divergindo do relator, é suficiente para formar maioria para cassar os parlamentares.


Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente