Política

Ameaçada de ser expulsa do PDT, Tabata diz que votou na reforma por convicção

"Sim que digo à reforma não é sim ao governo e também não é um não a decisões partidárias", relatou na Câmara dos Deputados

Publicado: | Atualizado em 03/09/2019 09:05


Deputada Federal Tabata (PDT) — © Cleia Viana
Deputada Federal Tabata (PDT) — © Cleia Viana

Política — Já era previsto que o PDT iria fechar contra a reforma da Previdência, no entanto, oito de seus parlamentares votaram a favor da reforma. Entre eles esta uma das candidatas cotadas para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PDT nas próximas eleições, Tabata Amaral.

Questionado por conta de sua posição favorável a reforma e automaticamente contra a posição de seu partido, Tabata disse que está preocupado no momento com as eleições municipais de 2020.

A reforma que hoje votamos não pertence mais ao governo; ela sofreu diversas alterações feitas por esse mesmo Congresso. O sim que digo à reforma não é sim ao governo e também não é uma decisões partidárias”, disse a deputada.

A parlamentar ainda ressaltou que seu voto a favor da reforma da Previdência era consciente e ainda disse que não estava sendo “comprada” por dinheiro de emendas.

+ Rodrigo Cunha cria projeto que pretende obter recursos aos municípios alagoanos

“É um voto seguindo minhas convicções e tudo que estudei até aqui. Ao tomar essa decisão olho para o futuro do País e não para o próximo processo eleitoral“, ressaltou.

Tabata chegou a divulgar em suas redes sociais um vídeo em que lê um discurso onde afirma sua luta pelos mais pobres.

Não é fácil, não é cômodo escolher esse caminho, mas é absolutamente urgente e necessário”, destacou a deputada logo após dizer que teve coragem de tomar a decisão “dolorosa” por conta do regime da previdência atual “tirar dinheiro de quem menos tem e transferir para os mais ricos”.

“Ser de esquerda não pode significar ser contra um projeto que, de fato, pode tornar o Brasil mais desenvolvido e mais inclusivo. Damos um primeiro passo, aquele que é possível para que a gente possa voltar a crescer de forma fiscalmente responsável para então distribuir renda.

+ Reforma da Previdência é aprovada em primeiro turno

Ameaçada de expulsão de seu partido de origem PDT, Tabata já teve convite informal de outras legendas partidárias, entre elas o Cidadania partido o qual a candidata tem mais convicções, segundo deputados da legenda.

A deputada foi procurada tanto por Marcelo Calero (RJ) quanto o presidente nacional do partido, Roberto Freire, ambos são ex-ministros da Cultura, e além deles o presidente do diretório em São Paulo, deputado Arnaldo Jardim (SP), também procurou a parlamentar.

Foi feito uma sinalização a ela de que é muito bem vinda, mas estamos respeitando o momento dela, a decisão será dela“, disse o líder da legenda, deputado Daniel Coelho (PE).

Conforme jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral, não cabe ação de perda de mandato por infidelidade partidária se a expulsão for por descumprimento de orientação em votações no Congresso.

Os oito deputados do PDT que votaram a favor da Reforma da Previdência são:

Tabata Amaral (SP), Alex Santana (BA), Flávio Nogueira (PI), Marlon Santos (RS), Silvia Cristina (RO), Gil Cutrim (MA), Jesus Sérgio (AC) e Subtenente Gonzaga (MG).


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro