Justiça

STF condena ex-senador Fernando Collor

A decisão da Corte foi fundamentada na constatação de que Collor cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Publicado: | Atualizado em 26/05/2023 11:27


Fernando Collor | © Folhapress
Fernando Collor | © Folhapress

O Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma condenação contra o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello. A decisão da Corte foi fundamentada na constatação de que Collor cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Esse desdobramento judicial está diretamente relacionado à Operação Lava Jato e envolve também dois outros réus: os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos. O primeiro é acusado de ser o administrador de empresas pertencentes a Collor, enquanto o segundo é apontado como o operador particular do ex-parlamentar.

Inicialmente, o Ministério Público acusou o ex-senador de receber R$ 29,9 milhões em propina por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras responsável pela venda de combustíveis. No entanto, os ministros do STF concluíram que a propina totalizava R$ 20 milhões.

De acordo com a denúncia apresentada em 2015, os pagamentos ilícitos teriam ocorrido entre 2010 e 2014, envolvendo negociações relacionadas à BR Distribuidora, que, na época, contava com dois diretores indicados por Collor.

Na sessão realizada nesta quinta-feira, a presidente do STF, Rosa Weber, apresentou seu voto, concordando com a condenação de Collor pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os demais ministros já haviam votado anteriormente.

O próximo passo do processo consiste na definição da pena a ser aplicada, que ocorrerá na próxima quarta-feira (31/5). O ministro Edson Fachin, relator do caso, sugeriu uma sentença de mais de 33 anos de prisão para Collor, além da aplicação de multa, pagamento de indenização por danos, perda de bens relacionados ao crime e proibição do exercício de função pública.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Conselho Tutelar – © Reprodução
Justiça
Mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar é denunciada pelo MP

MPAL denuncia mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar em Maceió