Justiça

Homofobia: MPAL denuncia pastor que desejou morte de Paulo Gustavo

Segundo o órgão, José Olímpio da Silva praticou discriminação e incitou o preconceito, utilizando-se de elementos referentes à orientação sexual ou identidade de gênero.

Publicado: | Atualizado em 28/04/2022 08:29


Pastor Jose Olimpio e Paulo Gustavo | © Reprodução
Pastor Jose Olimpio e Paulo Gustavo | © Reprodução

O Ministério Público Estadual (MPAL) denunciou, nesta quarta-feira (08/9), o pastor que disse orar pela morte do ator e humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, quando o artista ainda estava internado em estado grave com Covid-19. Paulo morreu em 4 de maio deste ano.

De acordo com o MPE, o líder da Assembleia de Deus da Missão de Alagoas, José Olímpio da Silva, praticou discriminação e incitou o preconceito, utilizando-se de elementos referentes à orientação sexual ou identidade de gênero, conforme o art. 20 da Lei 7.716/1989.

“Além disso, o momento da incitação trouxe muito mais gravidade ao crime, isso pois feito enquanto o mundo sofria com as mazelas da pandemia, e milhões de famílias enfrentavam a morte dos seus”, explicou o promotor responsável pelo caso, Lucas Sachsida.

No dia 19 de abril, Olímpio chegou a divulgar uma nota pedindo desculpas devido à repercussão do caso, mas o Ministério Público abriu a investigação contra o crime de homofobia ainda no mês de abril e também solicitou uma investigação à Polícia Civil.

A denúncia aponta ainda que, em depoimento, o pastor confirmou as publicações. No entanto, “ele nega as imputações que lhe são atribuídas, negando o elemento subjetivo de incitação, pelo que seu depoimento não pode ser considerado como confissão para os fins de dosimetria da pena”.

Paulo Gustavo foi internado em 13 de março, no Hospital Copa Star, no Rio. No dia 2 de maio, o quadro do ator piorou. Dois dias depois, um novo boletim informou que ele estava com um quadro irreversível, mas mantinha os sinais vitais. Às 21h12, no entanto, foi constatada a sua morte.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Conselho Tutelar – © Reprodução
Justiça
Mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar é denunciada pelo MP

MPAL denuncia mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar em Maceió