Justiça

André Mendonça será relator do processo que deve afastar ministro da Defesa

O pedido de afastamento de Sérgio Nogueira, ministro da Defesa, foi feito pelo deputado federal Marcelo Calero (PSD/RJ).

Publicado: | Atualizado em 18/11/2022 16:18


André Mendonça e Sérgio Nogueira | © Reprodução
André Mendonça e Sérgio Nogueira | © Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria Geral da República (PGR), na última quarta-feira (16/11), um pedido de afastamento seguido de investigações, a respeito das condutas do general Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa, em relação às eleições ocorridas em outubro deste ano.

Moraes deu um prazo de cinco dias para que o procurador-geral da República, Augusto Aras, se posicione sobre a petição, ajuizada pelo deputado federal Marcelo Calero, do PSD do Rio de Janeiro.

No documento, anexado ao inquérito 4874, responsável por investigações de milícias digitais no Supremo, Calero afirma que a permanência de Sérgio Nogueira em seu respectivo cargo coloca em risco a integridade dos cidadãos que, possivelmente, seriam incentivados a apoiar o que ele destaca no documento como “Ruptura Constitucional Brasileira”.

Ministro da Defesa | © Reprodução

Ministro da Defesa | © Reprodução

Uma das condutas “errôneas” do ministro da Defesa relatadas pelo deputado está relacionada ao relatório das Forças Armadas sobre a análise feita da integridade e segurança das urnas eletrônicas brasileiras. Em um trecho do documento, Marcelo Carelo disse:

”Com a finalidade de evitar distorções do conteúdo do relatório enviado, ontem (9/11) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério da Defesa esclarece que o acurado trabalho da equipe de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação embora não tenha apontado, também não excluiu a possibilidade de existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”.

De acordo com o parlamentar, a nota publicada pelo ministro da Defesa “alimenta teorias conspiratórias afrontosas à lisura e legitimidade do processo eleitoral brasileiro”.

André Mendonça | © Rosinei Coutinho/SCO/STF

André Mendonça | © Rosinei Coutinho/SCO/STF

Com a determinação de Moraes para que a PGR analise o caso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, indicado ao cargo ministerial durante o governo Bolsonaro, foi indicado para ser o relator do pedido de afastamento de Sérgio Nogueira.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Juiz aposentado - @Reprodução
Justiça
Juiz alagoano é aposentado por indicar escritório do filho para empresa

O primeiro caso analisado ocorreu durante processos judiciais envolvendo ex-policiais militares expulsos que buscavam reintegração.


Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.