Sérgio Camargo tem primeira derrota contra Zumbi após decisão judicial

A Fundação Palmares removeu os artigos que atacavam a honra de Zumbi dos Palmares e feriam o movimento negro

Sérgio Camargo, Presidente da Fundação Cultural Palmares - @reprodução

Sérgio Camargo, Presidente da Fundação Cultural Palmares - @reprodução

A Fundação Cultural Palmares removeu os dois artigos publicados que depreciavam a imagem de Zumbi dos Palmares, herói negro que deu nome a fundação.

O presidente do órgão, Sérgio do Nascimento Camargo, atendeu a decisão da juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF, que determinou a imediata exclusão de todos os seus canais de comunicação, dos artigos que foram publicados em detrimento da história de Zumbi.

Após atender a justiça, foi publicada uma nota no site informando que o órgão recorrerá da decisão.

– A Fundação Cultural Palmares (FCP) informa que, diante da Decisão Judicial Nº 1028357-89.2020.4.01.3400 da 9ª Vara Federal Cível da SJDF, os artigos “A narrativa mítica de Zumbi dos Palmares” de Mayalu Félix, e “Zumbi e a Consciência Negra —Existem de verdade?”, de Luiz Gustavo dos Santos Chrispino, foram imediatamente retirados do Portal Palmares. Informa, ainda, que a entidade recorrerá, por intermédio da Advocacia Geral da União (AGU/PGF), da Decisão proferida.

Movimento negro quer a exoneração de Sérgio Camargo

Uma nova série de falas polêmicas do presidente da Fundação Palmares aumentou a resistência contra sua permanência no cargo. Embora o movimento negro continue sendo a maior força que o quer fora da Fundação, agora a situação envolveu políticos e artistas de todo o país.

Um áudio de uma reunião de Camargo com sua equipe na Fundação Palmares, vazou na imprensa, e pode ter representado um xeque mate, lhe custando a presidência em definitivo.

– Não tenho que admirar Zumbi dos Palmares, que, para mim, era um filho da puta que escravizava pretos. Não tenho que apoiar agenda [de] consciência negra. Aqui não vai ter, vai ter zero da consciência negra. Quando cheguei aqui, tinham eventos até no Amapá, tinha show de pagode no dia da consciência negra. – É o que diz o presidente da Fundação que recebeu o nome em homenagem a Zumbi dos Palmares.

Renan Filho contra Sérgio Camargo

Depois desse áudio, o governador de Alagoas, Renan Filho, repudiou as falas de Camargo contra Zumbi. Ele publicou uma série de mensagens no Twitter e fez questão de dizer que ele não representa os alagoanos.

– Manifesto repúdio em nome dos alagoanos e da memória de Zumbi dos Palmares, guerreiro em defesa da liberdade. Vc não nos representa, [Sérgio Camargo].

– É inadmissível que um país como o nosso, de raízes e cultura negra, ainda seja considerado como um dos que mais mata pessoas negras. Por outro lado, não admito brasileiros negros terem 20 vezes mais chances de morrer por homicídio. Temos que lutar contra isso, todos nós. Chega! – Escreveu Renan Filho

Prefeito de União dos Palmares pediu respeito por Zumbi

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (MDB), também criticou as falas de Sérgio Camargo contra Zumbi e contra o Dia da Consciência Negra.

– Estão querendo acabar com um mito, um rei, um herói. Zumbi dos Palmares tem que ser respeitado, marcou uma época, lutou pelo seu povo, pela liberdade. Até agora não sei a razão de se colocar um racista preconceituoso a frente da Fundação Palmares. Um cavalo de Tróia. – Disse o prefeito da cidade que cresceu aos pés da Serra da Barriga, berço do Quilombo dos Palmares.