Brasil

Fundação Palmares deve retirar artigos contra Zumbi do site, determina justiça

O presindete da Fundação, Sergio Camargo, precisa reirar os artigos imediatamente sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.

Publicado:


Sergio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares
Sergio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares

Uma decisão da juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF, determina que a Fundação Cultural Palmares exclua de forma imediata de todos os seus canais de comunicação, dois artigos que foram publicados em detrimento da história de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que dá nome a Fundação.

O presidente da Fundação, jornalista Sérgio Camargo, anunciou no início de maio, que revelaria o que chamou de “a verdade sobre Zumbi dos Palmares”. No dia 13 de maio, data em que se comemora a sanção da Lei Áurea pela princesa Isabel, foi publicado um artigo no site da entidade, em que Zumbi é retratado como uma invenção de comunistas e homossexual.

Os artigos provocaram representantes do movimento negro, e em pouco tempo, entidades importantes começaram a se manifestar contra a postura do presidente da Fundação.

A 5ª Subseção da ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, emitiu uma nota de repúdio aos artigos publicados pela Fundação Palmares, considerado um desrespeito à memória de Zumbi dos Palmares.

O escritor Franco Maciel, escritor e autor de “A história da terra da liberdade – De Macacos a União dos Palmares’”, livro que conta a história da cidade que surgiu aos pés da Serra da Barriga e tem Zumbi como seu principal símbolo histórico, lamentou as postagens do presidente da Fundação Palmares sobre Zumbi e repudiou os artigos.

A juíza deferiu pedido de liminar apresentador pelas deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG), e deputados Bira do Pindaré (PSB-MA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

“Concluo, com base nessas considerações, que a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”, diz a decisão.

Os artigos devem ser retirados, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Hospital da Restauração | @ Reprodução
Brasil
Paciente rouba arma, mata segurança e morre ao tentar fugir de hospital do Recife

Paciente aproveitou a troca de guarda, quando um vigilante passou a arma para outro, para tomar o armamento.


Caramelo venceu o câncer após três meses de tratamento | @ Metrópoles
Brasil
Vira-lata resgatado conclui tratamento contra câncer e emociona a web

Caramelo foi resgatado da rua por sua tutora em 2022, mas um ano depois ele foi diagnosticado com  um Tumor Venéreo Transmissível (TVT).


Lua Cheia Rosa em Campo Grande | @ Celso Mazzei
Brasil
Lua Cheia Rosa abrilhanta o céu na noite de terça-feira (23); confira registro

Apesar de o nome destacar a cor rosa, a Lua em si não adquire tal tonalidade, mas mantém seu característico brilho prateado


Reprodução/ Redes sociais
Brasil
Após morte de cachorro, Gol suspende transporte de animais por 30 dias

A decisão da companhia tem o objetivo de se dedicar totalmente a investigar o caso do golden retriever Joca.