Brasil

Prefeito de União dos Palmares repudia falas de Sérgio Camargo contra Zumbi

Areski Freitas chamou o presidente da Fundação Palmares de "Cavalo de Tróia"

Publicado: | Atualizado em 04/06/2020 09:30


Prefeito Areski Freitas e Sérgio Camargo
Prefeito Areski Freitas e Sérgio Camargo

O prefeito da cidade de União dos Palmares, Areski Freitas, publicou uma nota em seu Twitter repudiando a nova polêmica em que se envolveu o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, que foi gravado numa reunião criticando duramente o movimento negro, Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra.

– Não tenho que admirar Zumbi dos Palmares, que, para mim, era um filho da puta que escravizava pretos. Não tenho que apoiar agenda [de] consciência negra. Aqui não vai ter, vai ter zero da consciência negra. Quando cheguei aqui, tinham eventos até no Amapá, tinha show de pagode no dia da consciência negra. – É o que diz o presidente da Fundação que recebeu o nome em homenagem a Zumbi dos Palmares.

Contra a fala de Camargo, Areski Freitas diz que não entende a razão de terem o colocado à frente da Fundação Palmares e o acusa de querer acabar com um herói;

– Estão querendo acabar com um mito, um rei, um herói. Zumbi dos Palmares tem que ser respeitado, marcou uma época, lutou pelo seu povo, pela liberdade. Até agora não sei a razão de se colocar um racista preconceituoso a frente da Fundação Palmares. Um cavalo de Tróia. – Disse o prefeito da cidade que cresceu aos pés da Serra da Barriga, berço do Quilombo dos Palmares.

Renan Filho sobre o presidente da Fundação Palmares: “não nos representa”

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), repudiou as manifestações do presidente da Fundação Cultural Palmares, jornalista Sérgio Camargo, por criticar novamente Zumbi dos Palmares, e atacar o movimento negro.

O jornal Estadão, disse ter obtido áudios de uma reunião em que Sérgio Camargo agride Zumbi dos Palmares, e garante que a Fundação Cultural Palmares não irá mais apoiar o Dia da Consciência Negra, data considerada de extrema importância para o movimento negro.

No Twitter, Renan Filho rebateu a fala de Camargo, e disse falar em nome dos alagoanos.

– Manifesto repúdio em nome dos alagoanos e da memória de Zumbi dos Palmares, guerreiro em defesa da liberdade. Vc não nos representa, [Sérgio Camargo].

Em seguida, numa outra fala, o governador de Alagoas enaltece a importância histórica de Zumbi dos Palmares e diz ter orgulho em ter nascido em sua terra.

– Um dos meus grandes orgulhos é ser da terra de Zumbi dos Palmares – líder da liberdade nos quilombos. – Escreveu Renan Filho.

Renan também comentou sobre o índice de mortes violentas de negros no país.

– É inadmissível que um país como o nosso, de raízes e cultura negra, ainda seja considerado como um dos que mais mata pessoas negras. Por outro lado, não admito brasileiros negros terem 20 vezes mais chances de morrer por homicídio. Temos que lutar contra isso, todos nós. Chega! – Escreveu Renan Filho

Vale lembrar que em Alagoas, entre janeiro e abril de 2020, o estado registrou uma queda no número de mortes violentas de negros, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).

Justiça mandou tirar artigos que atacam Zumbi dos Palmares

Uma decisão da juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF, determina que a Fundação Cultural Palmares exclua de forma imediata de todos os seus canais de comunicação, dois artigos que foram publicados em detrimento da história de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que dá nome a Fundação.

O presidente da Fundação, jornalista Sérgio Camargo, anunciou no início de maio, que revelaria o que chamou de “a verdade sobre Zumbi dos Palmares”. No dia 13 de maio, data em que se comemora a sanção da Lei Áurea pela princesa Isabel, foi publicado um artigo no site da entidade, em que Zumbi é retratado como uma invenção de comunistas e homossexual.

Os artigos provocaram representantes do movimento negro, e em pouco tempo, entidades importantes começaram a se manifestar contra a postura do presidente da Fundação.

A 5ª Subseção da ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, emitiu uma nota de repúdio aos artigos publicados pela Fundação Palmares, considerado um desrespeito à memória de Zumbi dos Palmares.

O escritor Franco Maciel, escritor e autor de “A história da terra da liberdade – De Macacos a União dos Palmares’”, livro que conta a história da cidade que surgiu aos pés da Serra da Barriga e tem Zumbi como seu principal símbolo histórico, lamentou as postagens do presidente da Fundação Palmares sobre Zumbi e repudiou os artigos.

A juíza deferiu pedido de liminar apresentador pelas deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG), e deputados Bira do Pindaré (PSB-MA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

“Concluo, com base nessas considerações, que a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”, diz a decisão.

Os artigos devem ser retirados, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Caramelo venceu o câncer após três meses de tratamento | @ Metrópoles
Brasil
Vira-lata resgatado conclui tratamento contra câncer e emociona a web

Caramelo foi resgatado da rua por sua tutora em 2022, mas um ano depois ele foi diagnosticado com  um Tumor Venéreo Transmissível (TVT).


Lua Cheia Rosa em Campo Grande | @ Celso Mazzei
Brasil
Lua Cheia Rosa abrilhanta o céu na noite de terça-feira (23); confira registro

Apesar de o nome destacar a cor rosa, a Lua em si não adquire tal tonalidade, mas mantém seu característico brilho prateado


Reprodução/ Redes sociais
Brasil
Após morte de cachorro, Gol suspende transporte de animais por 30 dias

A decisão da companhia tem o objetivo de se dedicar totalmente a investigar o caso do golden retriever Joca.



Jovem que matou a mãe e cortou a mão - @Reprodução
Policial
Jovem matou a mãe a facadas e decepou a mão para sacar dinheiro no banco

Ao ser perguntado por que decepou a mão da mãe, o rapaz disse que usaria a mão dela para sacar dinheiro no caixa eletrônico do banco