Prefeito de União dos Palmares repudia falas de Sérgio Camargo contra Zumbi

Areski Freitas chamou o presidente da Fundação Palmares de "Cavalo de Tróia"

Publicado em: 04/06/20 às 8:00 | Atualizado em 04/06/2020 09:30
Por Redação


Prefeito Areski Freitas e Sérgio Camargo
Prefeito Areski Freitas e Sérgio Camargo

O prefeito da cidade de União dos Palmares, Areski Freitas, publicou uma nota em seu Twitter repudiando a nova polêmica em que se envolveu o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, que foi gravado numa reunião criticando duramente o movimento negro, Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra.

– Não tenho que admirar Zumbi dos Palmares, que, para mim, era um filho da puta que escravizava pretos. Não tenho que apoiar agenda [de] consciência negra. Aqui não vai ter, vai ter zero da consciência negra. Quando cheguei aqui, tinham eventos até no Amapá, tinha show de pagode no dia da consciência negra. – É o que diz o presidente da Fundação que recebeu o nome em homenagem a Zumbi dos Palmares.

Contra a fala de Camargo, Areski Freitas diz que não entende a razão de terem o colocado à frente da Fundação Palmares e o acusa de querer acabar com um herói;

– Estão querendo acabar com um mito, um rei, um herói. Zumbi dos Palmares tem que ser respeitado, marcou uma época, lutou pelo seu povo, pela liberdade. Até agora não sei a razão de se colocar um racista preconceituoso a frente da Fundação Palmares. Um cavalo de Tróia. – Disse o prefeito da cidade que cresceu aos pés da Serra da Barriga, berço do Quilombo dos Palmares.

Renan Filho sobre o presidente da Fundação Palmares: “não nos representa”

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), repudiou as manifestações do presidente da Fundação Cultural Palmares, jornalista Sérgio Camargo, por criticar novamente Zumbi dos Palmares, e atacar o movimento negro.

O jornal Estadão, disse ter obtido áudios de uma reunião em que Sérgio Camargo agride Zumbi dos Palmares, e garante que a Fundação Cultural Palmares não irá mais apoiar o Dia da Consciência Negra, data considerada de extrema importância para o movimento negro.

No Twitter, Renan Filho rebateu a fala de Camargo, e disse falar em nome dos alagoanos.

– Manifesto repúdio em nome dos alagoanos e da memória de Zumbi dos Palmares, guerreiro em defesa da liberdade. Vc não nos representa, [Sérgio Camargo].

Em seguida, numa outra fala, o governador de Alagoas enaltece a importância histórica de Zumbi dos Palmares e diz ter orgulho em ter nascido em sua terra.

– Um dos meus grandes orgulhos é ser da terra de Zumbi dos Palmares – líder da liberdade nos quilombos. – Escreveu Renan Filho.

Renan também comentou sobre o índice de mortes violentas de negros no país.

– É inadmissível que um país como o nosso, de raízes e cultura negra, ainda seja considerado como um dos que mais mata pessoas negras. Por outro lado, não admito brasileiros negros terem 20 vezes mais chances de morrer por homicídio. Temos que lutar contra isso, todos nós. Chega! – Escreveu Renan Filho

Vale lembrar que em Alagoas, entre janeiro e abril de 2020, o estado registrou uma queda no número de mortes violentas de negros, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).

Justiça mandou tirar artigos que atacam Zumbi dos Palmares

Uma decisão da juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF, determina que a Fundação Cultural Palmares exclua de forma imediata de todos os seus canais de comunicação, dois artigos que foram publicados em detrimento da história de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que dá nome a Fundação.

O presidente da Fundação, jornalista Sérgio Camargo, anunciou no início de maio, que revelaria o que chamou de “a verdade sobre Zumbi dos Palmares”. No dia 13 de maio, data em que se comemora a sanção da Lei Áurea pela princesa Isabel, foi publicado um artigo no site da entidade, em que Zumbi é retratado como uma invenção de comunistas e homossexual.

Os artigos provocaram representantes do movimento negro, e em pouco tempo, entidades importantes começaram a se manifestar contra a postura do presidente da Fundação.

A 5ª Subseção da ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, emitiu uma nota de repúdio aos artigos publicados pela Fundação Palmares, considerado um desrespeito à memória de Zumbi dos Palmares.

O escritor Franco Maciel, escritor e autor de “A história da terra da liberdade – De Macacos a União dos Palmares’”, livro que conta a história da cidade que surgiu aos pés da Serra da Barriga e tem Zumbi como seu principal símbolo histórico, lamentou as postagens do presidente da Fundação Palmares sobre Zumbi e repudiou os artigos.

A juíza deferiu pedido de liminar apresentador pelas deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG), e deputados Bira do Pindaré (PSB-MA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

“Concluo, com base nessas considerações, que a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”, diz a decisão.

Os artigos devem ser retirados, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.


Jornalista deseja a morte de Bolsonaro por Covid-19; “um bem maior”

Para o colunista da Folha “Bolsonaro prestaria na morte o serviço que foi incapaz de ofertar em vida”.

Há 2 horas atrás | Redação

Jair Bolsonaro está com coronavírus

 Essa não é a primeira vez que Bolsonaro se submete ao teste de Covid-19. O presidente já fez outros três testes, esse foi o quarto exame.

Há 2 horas atrás | Redação

Operação apreende mais de 5 mil frangos em ação conjunta nos municípios de União e Messias

ADEAL e SEFAZ estudam agora a possibilidade das aves estarem apropriadas para consumo humano

Há 8 horas atrás | Johny Lucena | BR104

CBF divulga nota confirmando data de início do Campeonato Brasileiro

Em nota, a confederação rebateu o governador de São Paulo, João Doria, que propos aos clubes do estado participarem do Brasileirão após o término do Campeonato Paulista

Há 9 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Membros do governo Kil reprovam indicação de Junior Menezes para vice-prefeito

A rejeição do nome de Junior Menezes para formar a chapa, seria causada pela antipatia e falta de compromisso com o grupo, é o que dizem os integrantes do governo municipal.

Há 10 horas atrás | Redação

Cacá Diegues cita Zumbi e Serra da Barriga ao falar sobre “Deus Ainda é Brasileiro”

O cineasta alagoano disse que cresceu ouvindo histórias de Zumbi dos Palmares, contadas por uma babá que morava na Serra da Barriga, em União dos Palmares

Há 11 horas atrás | Redação

Argentino Diego Torres desembarca em Alagoas vestido com camisa do CRB

O jogador saiu da Argentina até Rio Grande Sul de carro, por conta da pandemia, e dos aeroportos fechados no país

Há 11 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Branquinha registra 2 mortes por Covid-19 em 24 horas

Branquinha tem 91 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus.

Há 20 horas atrás | Redação

Saiba como foi a reunião de Renan Filho com motoristas do transporte alternativo

Diante dessa proposta, os motoristas adiaram o protesto que aconteceria na manhã desta segunda.

Há 1 dia atrás | Redação

Mutirão de moradores que limpou o mato em bairro de União, constrange prefeito

Para diminuir o impacto do caso, o programa institucional da prefeitura na rádio Quilombo foi usado para contar uma outra versão

Há 1 dia atrás | Redação