Política

Denúncia de Renan Calheiros pode afastar Dallagnol do cargo

O objetivo é decidir se o procurador será afastado de seu cargo ou de suas atribuições na Operação Lava Jato

Publicado: | Atualizado em 26/08/2019 12:07


Deltan Dallagnol pode responder por acusações do Renan Calheiros — © Internet
Deltan Dallagnol pode responder por acusações do Renan Calheiros — © Internet

Política — O procurador Deltan Dallagnol deve enfrentar na próxima terça-feira (13), dois processos administrativos que estão arquivados em uma sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os processos tem como objetivo definir o futuro do procurador nas suas atribuições a frente da Operação Lava Jato.

A primeira acusação contra Dallagnol foi registrada pelo senador Renan Calheiros (MDB), segundo ele, o procurador vinha exercendo suas atividades político-partidária por meio do Twitter no início do ano, disparando relatos contra a candidatura do senador à presidência do senado faltando apenas três semanas para as eleições.

+ Polícia Federal prende Eike Batista pela 2ª vez na Lava Jato

Se Renan for presidente do Senado, dificilmente veremos reforma contra corrupção aprovada. Tem contra si várias investigações por corrupção e lavagem de dinheiro. Muitos senadores podem votar nele escondido, mas não terão coragem de votar na luz do dia“, twittou o procurador.

Por esse motivo o senador protocolou um novo pedido junto ao CNMP, afirmando que este é um aditivo à primeira denúncia apresentada contra o procurador. No novo protocolo, Renan Calheiros pede apenas a suspensão das atividades realizadas pelo procurador. Se tratando do pedido apresentado anteriormente pelo senador, Renan voltou atrás de suas alegações.

No segundo processo o procurador esta sendo acusado de quebra do decoro ao afirmar em uma entrevista à CBN, que o Supremo passava mensagem de leniência com a corrupção enviando à Justiça Eleitoral casos da Lava jato.

+ Decisão do TRE/AL pode deixar Zé Alfredo de fora das eleições em 2020

O Supremo não etá olhando para essa figura que está diante de nós“, disse Dallagnol, em entrevista a Milton Jung, apresentador da rádio CBN.

Mesmo que as acusações não estejam relacionadas as mensagens hackeadas dos celulares da força-tarefa da Lava Jato, o portal O Antagonista destacou que o caso tem como obejetivo atiçar os conselheiros a afastar o procurador do cargo.

Desta forma, os dois artigos do Regimento Interno do Conselho Nacional e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o 77 e o 88, prevê o afastamento do procurador. No entanto, o afastamento só poderá acontecer em sessões colegiadas no plenário.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro