Política

Política: Veja os principais destaques da semana do Senado

Confira os temas mais importantes discutidos e aprovados pelo Senado nesta semana

Publicado: | Atualizado em 15/08/2019 21:11


Veja os principais destaques da semana do Senado — © Reprodução/Internet
Veja os principais destaques da semana do Senado — © Reprodução/Internet

Política — A Comissão de Direitos Humanos (CDH) se reuniu para debater na última terça-feira (9) a liberação da ‘maconha’ para que a erva seja utilizada em fins medicinais. Mães de crianças que são tratadas com a planta junto a representantes de instituições defensoras da liberação estiveram presentes na audiência para explicar os benefícios da substância e como a dificuldade de acesso dificulta os tratamentos.

A criminalização do caixa dois foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira (10). A proposta da (PL 1.865/2019) prevê a reclusão de 2 a 5 anos para quem arrecadar, receber, movimentar ou usar recursos em dinheiro por outro meio que não seja conta oficial da campanha.

+ Ameaçada de ser expulsa do PDT, Tabata diz que votou na reforma por convicção

Ainda na quarta-feira os parlamentares apresentaram uma proposta de Emenda à Constituição que altera o sistema tributário do Brasil. A proposta (PEC 110/2019) prevê a extinção de vários impostos e a substituição de outros.

E na quinta-feira (11), o jornalista Glenn Greenwald da agência The Intercept Brasil veio à CCJ para falar sobre os vazamentos de supostas conversas entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol.

Já nessa sexta-feira (12) o site ‘O Antagonista’, principal porta voz do ex-juiz e atual ministro da justiça Sérgio Moro, publicou entre seus artigos que o responsável pelos vazamentos das conversas entre o ex-magistrado e o procurador da Lava Jato seria preso nas próximas horas.

Além disso, um grupo de ministros na corte estão dispostos a sustentar todas as medidas da autoproclamada “república de Curitiba”. Com isso, os ministros do STF defenderam Sérgio Moro e a Lava Jato e disseram que só irão admitir posição diante de ‘algo grave’.

Principais aprovações da Câmara de Deputados

Os principais projetos discutidos e até mesmo aprovados durante está semana estão entre a Inserção de impostos para indústria da Amazônia Legal, a facilidade de pagamento individual de dívidas rurais coletivas. Dispensa de ‘habite-se’ para casas térreas populares com mais de cinco anos.

Além disso, também foi discutido e aprovado a meia-entrada em eventos esportivos e culturais para doadores de sangue. Estes, foram alguns dos principais temas mais importantes discutidos e aprovados pelo Senado nesta semana.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro