Corpo de palmarino está há 21 dias no IML e família luta por liberação

Instituto alega que corpo deu entrada sem documento com foto e que passou por exames de identificação

Corpo de palmarino está ha 21 dias no IML e família luta por liberação (Crédito: Reprodução)

União dos Palmares – Em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, familiares do senhor Josué Cavalcante de Oliveira, 74 anos, denunciaram a demora para a liberação do corpo no Instituto Médico Legal (IML) de Maceió. Nesta terça-feira (18), completa 21 dias que o corpo deu entrada na unidade.

De acordo com a irmã do falecido, Luzia de Oliveira, seu irmão morreu no último dia 27 de novembro, possivelmente de um mal súbito. “Ele estava sentado na sala, quando de repente ouvi um barulho. Ao chegar na sala, vi ele deitado sobre o braço do sofá já em óbito“, conta.

+ Quarto acidente na BR-104 é registrado na Branquinha em menos de uma semana

Após a constatação da morte, o corpo de Josué foi encaminhado ao IML para os procedimentos de praxe. No entanto, a partir daí começa o drama da família, que até hoje não conseguiu a liberação para o sepultamento. “Nós fizemos o exame de DNA, fomos ao fórum e entregamos uma documentação. Agora, estamos na espera pelo resultado para ver se conseguimos enterrar nosso irmão“, explica Luzia.

Na última enchente ocorrida no município, Josué acabou perdendo toda a sua documentação. O IML explica que por conta disso, o corpo só pode ser liberado após identificação realizada por exames, assim como dita a legislação. No entanto, a família espera angustiada. “Eu já não aguento mais essa espera. Não estou dormindo direito e vivo a base de remédios“, desabafa a irmã.

Luzia conta ainda que, a sua outra irmã foi até o município de São José da Laje, onde o falecido foi registrado, mas nenhuma documentação foi encontrada nos arquivos do cartório. O caso já foi encaminhado ao Fórum do município, juntamente com toda a documentação cedida pelo IML e, segundo ela, ficaria sob responsabilidade do promotor de Justiça de União dos Palmares, Carlos Davi Lopes Correia Lima.