O mercado mundial de jogos eletrônicos tem se tornado cada vez mais atraente aos olhos de muitas crianças e jovens no Brasil. No entanto, alguns levantamentos feitos por educadores, psicólogos e cientistas da computação mostram os perigos que jogos específicos podem causar, caso não sejam utilizados da forma correta.
De acordo com especialistas, o que era para ser entretenimento pode desenvolver uma série de hábitos ilegais e até mesmo práticas extremas. Como o atentado em Suzano, na Grande São Paulo, em 2019, quando jovens vestidos de personagens do Free Fire entraram em uma escola e mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias.
No mesmo ano, uma senhora proibiu o neto de jogar o mesmo jogo após as notícias do trágico evento em Suzano. Transtornado com a proibição, o menino de apenas 14 anos agrediu a avó, que foi socorrida pelos familiares e encaminhada ao hospital.
No ano passado, a Polícia Civil de Alagoas prendeu um homem em uma operação conjunta com a polícia de Sergipe. Ele era o principal suspeito de ter abordado uma criança de apenas 11 anos, através do chat do Free Fire. De acordo com a PC, após a interação, o criminoso passava a se comunicar com as crianças abordadas por meio do WhatsApp, exigindo fotos íntimas em troca de benefícios no jogo.
No Brasil, casos como esses têm se tornado cada vez mais frequentes. No último sábado (19/03), um adolescente de 13 anos matou a mãe e o irmão mais novo, de apenas 7 anos, e feriu o pai. O caso aconteceu em Patos, sertão da Paraíba. Segundo a polícia da região, o crime aconteceu por conta de notas baixas e pelo pai ter proibido o filho de jogar Roblox, retirando o celular do adolescente.
Já em outros lugares fora do país, a exemplo da França, em 2010, um jovem foi condenado a dois anos e um mês de prisão após tentar matar uma pessoa que havia esfaqueado seu personagem em um jogo online. Na época, a justiça determinou que o acusado, Julien Barreux, de 20 anos, fosse submetido a tratamentos psiquiátricos durante dois anos.
Especialistas mantêm estudos relacionados ao comportamento de jovens que estão envolvidos em jogos violentos. Eles acreditam que essas plataformas podem se tornar um vício e causar vários problemas aos usuários. Um exemplo citado é a anorexia, onde os jogadores perdem total, ou parcialmente, o apetite.
Além disso, jogos desse tipo podem causar o aumento da pressão arterial, pois quanto maior é a violência existente no jogo, maior é o aumento da pressão, o que influencia diretamente na atividade cardiovascular. Isso sem falar no cansaço físico e mental provocado pela diminuição ou a falta de sono noturno, já que muitos jogadores passam a madrugada ligados nos games.