Tecnologia

Huawei lançará seu próprio sistema operacional no próximo mês

"A sanção dos EUA não vai afetar a funcionalidade dos produtos da Huawei", disse Elshimy vice-presidente da companhia

Publicado: | Atualizado em 28/08/2019 09:39


Huawei vai lançar seu próprio sistema operacional próximo mês - © Internet
Huawei vai lançar seu próprio sistema operacional próximo mês - © Internet

Desde que Donald Trump declarou guerra comercial contra a fabricante de dispositivos móveis chinesa impondo restrições à seus produtos. A Huawei acabou perdendo grandes parceiros neste desenrolar de processos, entre eles o Google, que anunciou a retirada de seus serviços de atualizações no sistema Android dos dispositivos da fabricante.

Sem os serviços do Google provavelmente a empresa tenha se perguntado: “como iremos  sobreviver sem o Android em nossos smartphones?”. Pois bem, o futuro da companhia não se sabe, mas a conturbação existe no presente fez a fabricante trabalhar em seu próprio sistema operacional, apelidado de (HongMeng), que também é registrado como Ark OS na Europa.

+ Qualcomm e Lenovo anunciam primeiro notebook 5G do mercado

A Huawei sabia que isso estava chegando e estava se preparando. O sistema operacional estava pronto em janeiro de 2018 e era o nosso ‘Plano B’. Não queríamos trazê-lo para o mercado, pois tínhamos um forte relacionamento com a Google e outras empresas, não queríamos estragar essas parcerias. Agora, estamos lançando no mês que vem”, disse Alaa Elshimy, diretor administrativo e vice-presidente da Huawei Enterprise Business Group no Oriente Médio.

O diretor administrativo Alaa Elshimy Huawei - © Tech Radar

O diretor administrativo Alaa Elshimy Huawei – © Tech Radar

As expectativa do novo sistema que comandará os dispositivos da Huawei é que, além de ser compatível com os dispositivos mobile ele também será compatível com computadores, tablets, TVs, carros conectados, smartwatches e wearable, entre outros dispositivos.

A fabricante ainda não demonstrou detalhes mais preciso sobre o sistema. Porém, de acordo com o executivo da fabricante os aplicativos do Android vai continuar funcionando, além dos apps que poderão ser baixados via Huawei AppGallery.

“A sanção dos EUA não vai afetar a funcionalidade dos produtos da Huawei”,

+ Sites no Brasil ficam sem acesso por falha no Cloudflare

As sanções dos EUA não afetarão o sistema operacional da empresa e os chipsets de forma alguma, já que somos autossuficientes em muitos aspectos. Nós temos todos os Intel para PCs e servidores. Cada player de armazenamento no mercado usa Qualcomm e nós somos o único usando nosso próprio chipset. É por isso que podemos ir na velocidade que queremos ”, disse Elshimy.

O executivo ainda fez questão de frisar que a Huawei conta com seu próprio processador que é baseado em (ARM), disponível para qualquer substituição de chips da Intel, e que também irá lançar seu próprio banco de dados semelhante ao Oracle.

Segundo relatórios do setor, a empresa asiática chega a comprar mais de US$ 11 bilhões de bens e serviços de empresas norte-americanas anualmente.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

e-Título | © Reprodução
Tecnologia
Como instalar o e-Título no seu celular: Guia completo passo a passo

Seguindo esses passos, você poderá aproveitar todas as facilidades oferecidas pelo e-Título, tornando sua experiência eleitoral mais prática e moderna.


WhatsApp – © Reprodução/Internet
Tecnologia
Evite que seu seu áudio enviado no WhatsApp seja compartilhado

Esse recurso visa aumentar a privacidade das mensagens


Cartão do Bolsa Familia - @Reprodução
Economia
Bolsa Família será pago com o Drex, a nova moeda digital; entenda como será

Cerca de 5% dos beneficiários do Bolsa Família poderão utilizar essa nova tecnologia


Carteira de Trabalho digital - @Reprodução
Tecnologia
Como emitir uma Carteira de Trabalho Digital

Disponível tanto para dispositivos móveis: Android e iOS,  quanto para computadores, a CTPS Digital pode ser acessada de maneira simples e intuitiva