Sites no Brasil ficam sem acesso por falha no Cloudflare

O erro impediu usuários acessarem a internet em grande parte do país


Publicado em: 15/05/19 às 8:22 por Johny Lucena | Atualizado em 15/05/2019 às 8:54



Na tarde desta terça-feira (14), um problema técnico na internet brasileira afetou a distribuição de conteúdos e acessos de inúmeros sites no país. Inclusive, o Portal BR104 foi um dos sites afetados com a instabilidade de acesso derivada do problema.

Com tudo, a instabilidade ocorreu nos servidores do (Clounflare), uma empresa de rede computacional que atua no mundo todo, incluindo o Brasil.

Uma de suas principais funções, é realizar a ligação do servidor de um determinado provedor de internet usado por algum usuário e o servidor onde esta alocado o site que o usuário pretende acessar. Ele tem a funcionalidade de definir qual a forma mais rápida de entregar o conteúdo escolhido para o usuário.

+ Google testa detecção automática de idiomas através das câmeras de smartphones

Sites no Brasil ficam sem acesso por falha no Cloudflare © Reprodução/Internet

Sites no Brasil ficam sem acesso por falha no Cloudflare © Reprodução/Internet

Vale lembrar, que não foram todos os servidores do Cloudflare no Brasil que pararam de funcionar nesta quinta-feira, como também não atingiu todos os usuários. O que provavelmente você não sentiu a instabilidade causada pelo erro, já que alguns usuários conseguiam navegar normalmente na internet e outros estavam tendo dificuldades em acessar seus sites preferidos.

A Cloudflare emitiu um comunicado mostrando que estava ciente do problema ocorrido e que implementou medidas para que o caso foce solucionado rapidamente, segundo a empresa, técnicos estavam monitorando os resultados.

+ Google leva realidade aumentada em nova atualização do Google Assistente

Infelizmente, o Portal BR104 também foi afetado por esse problema, o que fez alguns leitores de nossa plataforma ficarem sem acesso a nossas informações. No portal, nossos redatores passaram a enfrentar algumas dificuldade na produção de conteúdos.

Por esse motivo, alguns leitores não conseguiam acessar a plataforma no período da tarde desta terça-feira (14), e ao que nos foi informado, a falha identificada foi isolada. De acordo com a página de status da empresa outros servidores passaram a assumir todas as funcionalidades de CDN do Brasil. Ao menos isso nos dar a certeza de que não teremos mais problemas, ao menos por enquanto.