Facebook lança vídeo contra a disseminação de “Fake News” na rede social

O vídeo produzido pela rede social tem menos de um minuto e orienta usuários da plataforma no compartilhamento de noticias falsas

Facebook lança vídeo contra a propagação de fake news (Crédito: Reprodução/Internet)

Facebook lança vídeo contra a propagação de fake news (Crédito: Reprodução/Internet)

O Facebook divulgou nesta quinta-feira (21), um vídeo sobre Fake News. A campanha da rede social trás a propagação das noticias falsas no nosso dia a dia, aquelas que estamos acostumados a ler diariamente.

O vídeo apresenta três situações com as quais normalmente nos deparamos nas redes sociais. A primeira é a respeito de uma mulher que ao sentar em uma cafeteria ler um anuncio que diz, café com leite sem ou com açúcar emagrece. A coincidência do vídeo acontece quando ela percebe que ao seu lado uma outra mulher em boa forma física está tomando vários cafezinhos.

Facebook processa dois ucranianos por roubarem dados de usuários da plataforma

O outro exemplo é de um grupo de amigos que começam a procurar aranhas dentro de bolas de boliches. Isso porque também viram um anuncio no qual falava que o inseto costumam deixar seus ovos por ali.

O terceiro vídeo mostra a preocupação de um pai ao ler um anuncio que fala a respeito de um asteroide que está prestes a cair no planeta terra.

Ao final do vídeo o Facebook faz um alerta a respeito do que é compartilhado nas redes sociais. E ainda pede para que seus usuários analisem as noticias antes de compartilharem com seus familiares e amigos.

Facebook lança vídeo em combate a Fake News (Créditos: Reprodução/Internet)

A rede social já mostrou em outras oportunidades que é totalmente contra a disseminação das notícias falsas que circulam na plataforma.  No ano de 2017 o Facebook testou um botão no qual as pessoas pudessem analisar as notícias que estavam lendo em seus feeds.

Na época a empresa chegou a noticiar a respeito do novo recurso da plataforma assegurando que a total decisão entre ler ou não o que circula em seu feed é dos usuários.

Esse novo recurso foi criado para fornecer às pessoas algumas das ferramentas necessárias para tomar uma decisão informada sobre quais histórias ler, compartilhar e confiar”, disse um porta voz da plataforma na época.

Em maio do ano passado a empresa trouxe ao país seu programa de verificação de notícias. De acordo com a plataforma os resultados estavam sendo satisfatórios nos Estados Unidos.

+Será? Sony Mobile pode estar saindo aos poucos do Brasil

Para isso, a empresa conta com a parceria de agências especializadas em checagem de notícias falsas. As empresas parceiras da plataforma passam a checar a veracidade das notícias que estão sendo compartilhadas nas redes sócias.

Os conteúdos classificados como falsos terão sua distribuição orgânica reduzida de forma significativa nos Feed de Notícia. Páginas no Facebook que repetidamente compartilharem notícias falsas terão todo o seu alcance diminuído“, disse mais um porta voz da plataforma.

Ainda em 2018, mais precisamente em outubro, a empresa anunciou uma série de medidas a serem tomadas. Entre elas estavam a exclusão de notícias falsas que influenciavam de forma negativa os eleitores nas eleições passadas.

Perfis falsos de candidatos também estavam na mira da plataforma. Além disso, foram removidos da rede social mais de 196 páginas e 87 contas que tinham como proposito a propagação de notícias falsas que circulavam na plataforma.

Isso para esconder dos usuários da rede social a real natureza do conteúdo. O proposito erá gerar cada vez mais a divisão de pessoas em um determinado assunto e espalhar a desinformação.