Aqui no Brasil, a comercialização de dispositivos móveis fabricados pela Sony nunca foi tão aceitável assim. Isso, associando a empresa com outras grandes fabricantes de celulares que enxergam o Brasil como um ponto crucial na comercialização de seus eletrônicos.
Mesmo com sua irrelevância no país a marca vinha seguindo firme nos últimos anos oferecendo alguns novos modelos e brigando pelo mercado que, aqui no Brasil, encontra-se cada vez mais acirrado entre as grandes fabricantes de smartphones do mundo.
+ Google anuncia o Stadia, plataforma que funciona como uma ‘Netflix dos games’
Porém, nos últimos meses a empresa vem mostrando uma certa inquietação. Em uma pesquisa rápida na loja oficial da marca aqui no Brasil, notamos que alguns modelos de dispositivos já lançados pela empresa em outros países não estão sendo comercializados por aqui.
Hoje, quem visitar a loja virtual da empresa no Brasil só irá encontrar um único modelo disponível para venda, o Xperia XZ2 Compact. Porém, esse modelo já foi lançado aqui mesmo no país em maio do ano passado. As novidades da loja estão apenas em cabos e alguns carregadores.
No entanto, novos modelos de celulares que estão sendo apresentados pela empresa em outros países não são encontrados na loja.
Na Mobile World Congress 2019, que aconteceu em fevereiro a empresa japonesa anunciou os modelos novos da Xperia 1, 10, 10 Plus e o Xperia L3. Outras novidades também foram anunciadas pela companhia, porém, aqui no país a empresa ainda está meio que em marcha lenta ou quase parando. Já que os modelos anunciados no MWC 2019 ainda não chegaram nem mesmo na loja oficial da empresa aqui no Brasil.
Sabemos que o Xperia 1, ainda não está a venda lá fora, por outro lado os demais estão, é o caso do Xperia XZ3 que foi lançado ano passado ou seja, não é nenhuma novidade mais.
Com a atitude da empresa em relação ao Brasil. A analise crítica seria que a Sony não faz muito caso para que os seus produtos em especial os “smartphones” sejam comercializados por aqui. A emprese excluiu do Facebook a página oficial da Sony Mobile que alimentava a vinda de novos produtos da categoria a seus consumidores. Já em outros países páginas como ela estão sendo atualizadas com conteúdos e sempre deixando seus usuários atentos sobres os novos lançamentos.
Não se sabe ao certo qual a ideia da Sony no quesito smartphones em relação ao Brasil. Se a ausência de modelos novos é uma estratégia de marketing ou se a empresa pretende deixar o país aos poucos, ao menos nesta categoria”smartphones”.
Caso seja uma estratégia está sendo muito mal elaborada, uma vez que muitos usuários acabam ficando sem opção ao trocar seus dispositivos móveis e acabam migrando para outros fabricantes.