Tecnologia

Facebook processa dois ucranianos por roubarem dados de usuários da plataforma

Os criminosos usavam as famosas páginas que verificam quem você seria em outra encarnação, ou sua alma gêmea

Publicado:


Mark Zuckerberg processa desenvolvedores por roubarem dados de usuários do Facebook (Créditos Reprodução/Internet)
Mark Zuckerberg processa desenvolvedores por roubarem dados de usuários do Facebook (Créditos Reprodução/Internet)

A rede social Facebook  entrou com uma ação contra dois desenvolvedores que supostamente estariam coletando dados de usuários através de páginas famosas que circula na rede social. As páginas trabalham com uma forma dinâmica e supostamente divertida de verificar quem você seria em outra encarnação, e até mesmo quem é sua alma gêmea.

De acordo com o Facebook, esses tipos de testes podem comprometer de forma drástica a segurança da conta dos usuários, uma vez que esses testes solicitam acesso as informações pessoas de cada internauta. Os desenvolvedores são ucranianos e conhecidos como Glleb Sluchevsky e Andrey Gorbachov.

+ Mozilla Firefox corrige bug que consumia memória RAM dos computadores

A rede social Facebook acusa os dois desenvolvedores de serem os principais suspeitos de utilizarem o teste para roubar os dados dos usuários e anunciarem em seus feeds de notícias propaganda não autorizadas pela plataforma. Ainda de acordo com a rede social, os usuários eram induzidos a instalar plugins com caráter duvidoso.

Essa prática conseguiu infectar aproximadamente 63 mil navegadores. Com os malwares instalados, os criminosos passavam a ter além dos dados do Facebook, informações que podiam leva-los a ter acesso a outras redes sociais das vítimas. A prática também fazia com que os perfis anunciassem seus próprios anúncios ao invés dos aprovados pela rede social, que passam por um teste de veracidade antes de serem publicados na plataforma.

Além disso, os criminosos teriam acesso a perfis públicos e listas com as amizades não visíveis de cada usuários infectado pelo vírus introduzidos nos plugins.

Facebook processa dois ucranianos por roubarem dados de usuários da rede social (Créditos: Reprodução/Internet)

Os criminosos usavam páginas que verifica quem você seria em outra encarnação (Créditos: Reprodução/Internet)

O Facebook se posicionou sobre o caso e disse que não tem envolvimento com essa prática, e que de forma leiga e falta de conhecimento, os usuários comprometeram seus próprios navegadores quando aceitaram a instalação dos tais plugin. Em outras palavras a rede social disse que, foram os próprios usuários os responsáveis por entregarem suas informações aos hackers.

Porém, isso pode contradizer a própria rede social de que, caso ela não tivesse dado acesso a opções a desenvolvedores que implementam extensões maliciosas, essa polêmica não teria acontecido. De acordo com Mark Zuckerberg, as contas dos criminosos foram suspensa pela mesma investigação que conseguiram descobrir o esquema.

A rede social entrou em contato com os desenvolvedores dos navegadores para que os aplicativos fossem removidos do banco de dados e evitassem outros constrangimentos, prejudicando mais usuários.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

e-Título | © Reprodução
Tecnologia
Como instalar o e-Título no seu celular: Guia completo passo a passo

Seguindo esses passos, você poderá aproveitar todas as facilidades oferecidas pelo e-Título, tornando sua experiência eleitoral mais prática e moderna.


WhatsApp – © Reprodução/Internet
Tecnologia
Evite que seu seu áudio enviado no WhatsApp seja compartilhado

Esse recurso visa aumentar a privacidade das mensagens


Cartão do Bolsa Familia - @Reprodução
Economia
Bolsa Família será pago com o Drex, a nova moeda digital; entenda como será

Cerca de 5% dos beneficiários do Bolsa Família poderão utilizar essa nova tecnologia


Carteira de Trabalho digital - @Reprodução
Tecnologia
Como emitir uma Carteira de Trabalho Digital

Disponível tanto para dispositivos móveis: Android e iOS,  quanto para computadores, a CTPS Digital pode ser acessada de maneira simples e intuitiva