Política

Teotonio Vilela diz estar indignado com acusação do MPE: “Acusação infundada”

Téo está sendo acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL) de atos de improbidade administrativa durante o ano de 2010

Publicado: | Atualizado em 28/07/2019 21:05


Téo está sendo acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL) de atos de improbidade administrativa durante o ano de 2010 — © Reprodução
Téo está sendo acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL) de atos de improbidade administrativa durante o ano de 2010 — © Reprodução

Política — Por meio de nota enviada à imprensa, o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) falou, nessa sexta-feira (077), sobre a ação ajuizada contra ele pelo promotor de Justiça Coaracy Fonseca, que encontrou irregularidades na abertura de créditos suplementares no ano de 2010 quando ele era chefe do Executivo estadual.

No texto, o ex-governador considera a acusação infundada, ao mesmo tempo que repudia a ação ajuizada contra ele. “A acusação infundada não aponta desvios ou danos ao estado, o que justifica o pedido de bloqueio de seus bens”.

“O ex-governador informa que executou o orçamento de acordo com a legislação vigente, legislação essa que mantém a mesma estrutura antes e depois de seu governo e nunca foi questionada”, diz trecho da nota.

Ele lembrou ainda que suas contas “referentes ao exercício de 2010 foram devidamente aprovadas pela Assembleia Legislativa Estadual e pelo Tribunal de Contas do Estado, obedecendo todos os trâmites legais e institucionais”, acrescentando estar à disposição para esclarecimentos.

O Caso

O ex-governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho (PSDB) —. Por meio da 17ª Promotoria de Justiça da Fazenda Pública Estadual, o órgão apontou diversas irregularidades, relacionadas a abertura de créditos suplementares.

O pedido é para que haja o bloqueio de bens do ex-chefe do Poder Executivo estadual, no valor de R$ 1.646.269.372,00, inclusive contas bancária, além da demissão do serviço público, suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com o poder público e multa civil.

Conforme o MP, o ex-governador tem 15 dias, a partir desta data (06/06) para se manifestar.

Confira a nota na íntegra:

O ex-governador Teotonio Vilela Filho, indignado, repudia a ação ajuizada contra ele pelo Promotor de Justiça Coaracy Fonseca, afirma que a acusação infundada não aponta desvios ou danos ao estado, o que justifica o pedido de bloqueio de seus bens.

O ex-governador informa que executou o orçamento de acordo com a legislação vigente, legislação essa que mantém a mesma estrutura antes e depois de seu governo e nunca foi questionada, lamentando que o referido promotor tenha optado por desconhecer as leis sobre o assunto, mesmo tendo o dever funcional de conhecê-las a fundo.

O ex-governador lembra ainda ao promotor que as contas de seu Governo referentes ao exercício de 2010 foram devidamente aprovadas pela Assembleia Legislativa Estadual e pelo Tribunal de Contas do Estado, obedecendo todos os trâmites legais e institucionais.

Por fim, o ex-governador diz que em toda sua vida pública sempre primou pela legalidade de seus atos e pelo compromisso com o melhor para Alagoas e para os alagoanos, e que permanece à disposição das instituições Ministério Público Estadual para esclarecimentos necessários.

Assessoria de Comunicação do Ex-Governador Teotonio Vilela Filho


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Val do Calçamento - @Reprodução
Política
Val do Calçamento assumirá a vaga de Almir Belo, cassado pelo TSE

O presidente da Câmara de Vereadores, Nenzinha, ainda não se manifestou sobre quando empossará os novos vereadores.


Almiro Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente
Política
Urgente! TSE mantém elegibilidade de Almir, Sandro e Jailson

Por tanto, foi mantida a possibilidade de os vereadores concorreram nas eleições de 2024.


Almir Belo - @Reprodução
Política
Almir, o pior vice possível

Almir Belo foi condenado no TSE por fraude à cota de gênero


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.


Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020