Política

Stalking: Bolsonaro sanciona projeto que torna crime a perseguição obsessiva

A proposta prevê até dois anos de prisão para quem perturbar a liberdade e privacidade de qualquer pessoa pela internet.

Publicado: | Atualizado em 05/04/2021 08:58


Stalking, ou ato de perseguição, é crime previsto no Código Penal — © Reprodução/Eshoje
Stalking, ou ato de perseguição, é crime previsto no Código Penal — © Reprodução/Eshoje

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na noite da última quarta-feira (31/03), um projeto de lei que torna crime a perseguição obsessiva, tanto online quanto física. A prática também é conhecida como “stalking”. O texto foi aprovado pelo Senado no último dia 9.

A lei entrou em vigor após a sua publicação no Diário Oficial de quinta (1º). Além do presidente, assinaram o documento o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. A autora da proposta é a senadora Leila Barros (PSB-DF).

Conforme o texto, é crime: “Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.”

Na prática, tentativas persistentes de aproximação física, recolhimento de informação sobre terceiro, envio repetido de mensagens, bilhetes, e-mails e aparições nos locais frequentados pela vítima passam a ser punidos com pena de prisão que vai de seis meses a dois anos, além de multa.

A lei que altera o Código Penal e inclui o art. 147-A, chamado de “perseguição”, também aumenta a pena para até três anos, caso o crime seja cometido contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres, e se houver a participação de duas ou mais pessoas ou o uso de armas.

— A Lei do Stalking é um necessário aperfeiçoamento do Código Penal para dar mais segurança às vítimas. Tentativas persistentes de aproximação, o envio repetido de mensagens e aparições “casuais” são alguns dos exemplos que causam sérios transtornos a quem é perseguido — comemorou Leila.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro



Marcos Silva, prefeito de Messias – © Alyson Santos
Política
Marcos Silva repudia fala de radialista que mandou o povo de Messias “tomar na miséria e se lascar”

Silva pediu que "Deyvid Teixeira se retrate publicamente e reconheça o erro de suas palavras",