Política

Senado deve impôr limites aos ministros do Supremo

Os projetos serão apresentados na tarde desta terça-feira, e visam facilitar o acesso a medicamentos pelos consumidores

Publicado: | Atualizado em 02/09/2019 07:44


Senado deve impôr limites aos ministros do Supremo — © Internet
Senado deve impôr limites aos ministros do Supremo — © Internet

Política — No período da tarde desta terça-feira (6), será discutido no Senado a primeira sessão deliberativa a respeito do fim do recesso parlamentar. No entanto, existe uma possibilidade do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DREM-AP), se reunir com líderes e discutir a respeito do caso.

Serão duas propostas de emenda à Constituição que devem ser apresentadas por parlamentares nesta terça-feira.

Entre elas esta a PEC 82/2019, que tem como objetivo restringe a possibilidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outros tribunais tomarem decisões monocráticas. O texto pode impor limites a pedidos de vista e decisões cautelares monocráticas no Judiciário.

A idéia é proibir que essas decisões não cheguem em casos de inconstitucionalidade ou em suspensão de eficácia de lei ou ato normativo durante o recesso judiciário ou em situação de urgência e perigo de dano irreparável, o presidente da Corte deverá convocar os demais membros para decidir sobre o pedido de cautelar.

+ “Eu, Johnny Bravo, Jair Bolsonaro, ganhou, porra!”, diz Bolsonaro à jornalistas

A PEC é de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), e já teve seu parecer aprovado pelo relator, o senador Esperidião Amin (PP-SC).

Já o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou uma emenda ao plenário para que seja limitado o poder di STF no que se refere a tramitação de proposições legislativas. Da forma como está o texto, segundo o parlamentar, essa prerrogativa “estaria em aberto”.

A outra PEC a ser apresentada é a 2/2015, que proíbe a tributação de remédios. Seu texto teve aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na legislatura passada e caso seja aprovada no plenário, deve seguir para a Câmara dos Deputados.

Originalmente, o autor, senador Reguffe (sem partido-DF) sugeriu a alteração do Artigo 150 da Constituição Federal para que todos os medicamentos destinados ao uso humano estivessem isentos de tributação. Mas a relatora, senadora Simone Tebet (MDB-MS), alterou o projeto para que a imunidade seja aplicada apenas aos impostos, e não a todos os tributos. A intenção da proposta é diminuir o valor para facilitar o acesso a medicamentos pelos consumidores.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.