Política

Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado pelos próximos dois anos

Parlamentar foi eleito por 57 votos; Simone Tebet recebeu 21 votos. Três senadores não votaram.

Publicado: | Atualizado em 03/02/2021 09:59


Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado — © Agência Senado
Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado — © Agência Senado

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos, nesta segunda-feira (01/02), no primeiro turno, em uma votação secreta. Foram 57 votos contra os 21 da segunda colocada, a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

No decorrer do dia, outros três candidatos, os senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Major Olímpio (PSL-SP) retiraram as suas candidaturas e declararam apoio à candidatura de Simone Tebet. Ao todo, foram 78 votos depositados em urna.

Dos parlamentares que compareceram à votação, 13 deles votaram em urnas levadas à Chapelaria (uma das entradas do Congresso) e ao Salão Azul, a fim de evitar a aglomeração em meio à pandemia do novo coronavírus, e os outros 65 votaram no plenário. Três senadores não votaram – um está licenciado e dois por motivos médicos.

Davi Alcolumbre (DEM-AP) disse, antes de abrir a sessão que definiu o seu sucessor, que tentou mais acertar do que errar, durante os seus dois anos na presidência do Senado. “Desde o dia da eleição, há 24 meses, acho que conseguimos entregar um Senado mais pacificado, com respeito de pelo menos a maioria dos senadores da República”, avaliou.

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito o novo presidente do Senado, substituindo David Alcolumbre (DEM-AP) — © Folha

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito o novo presidente do Senado, substituindo Davi Alcolumbre (DEM-AP) — © Folha

O novo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, marcou para esta terça-feira (02), às 14 horas, uma reunião preparatória para a eleição dos demais integrantes da Mesa. São dois vice-presidentes e quatro secretários e suplentes.

Biografia

Rodrigo Pacheco tem 44 anos e está no primeiro mandato como senador. É advogado e já foi deputado federal. Também ocupou cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na Câmara, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, entre os anos de 2017 e 2018.

Nascido em Porto Velho (RO), mudou-se ainda criança para a cidade de Passos (MG), onde cresceu. Depois começou a carreira de advogado em Belo Horizonte. Formado pela PUC de Minas Gerais, é especialista em Direito Penal econômico, e atuou na área criminalista até 2016.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro