Política

Porque Lula não quer o “Lula Livre”

Aceitar o regime semiaberto pode legitimar o processo que foi imposto ao ex-presidente

Publicado: | Atualizado em 03/10/2019 07:11


Entenda porque nem Lula quer o Lula Livre — © Reprodução
Entenda porque nem Lula quer o Lula Livre — © Reprodução

Política — O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Carlos Rocha, tem informado aos veículos de comunicação que o petista não pretende cumprir o regime semiaberto oferecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Lula cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, desde 2018.

O regime semiaberto daria ao ex-presidente a possibilidade de sair durante a manhã e trabalhar e voltar no período da noite. A proposta não foi aceita por ele, e sua decisão tem chamado atenção no parlamento.

Nesse caso, a decisão do ex-presidente atende a seguinte narrativa: se ele aceitar a medida de progressão, automaticamente estaria validando o processo no qual responde, e vem contestando veementemente nas instâncias do supremo.

+ A outra face de JHC

Em meio as perguntas de parte dos defensores do “Lula Livre”, está a seguinte: “Por que o ex-presidente não aceita o regime semiaberto e acaba com tudo isso de uma vez?“.

Uma das principais exigências do regime é o cumprimento da hora trabalhada durante o dia, no qual Lula teria que cumprir, além de fazer uso da tornozeleira eletrônica. Nesse caso, seu advogado vem o orientando para que se ele aceitar a proposta, estará aceitando junto a acusação na qual ele diz ser inocente.

O petista tem insistido no Supremo Tribunal Federal (STF), a suspensão do então juiz que o condenou no caso do Triplex, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

O STF recusou recentemente um pedido feito pelos advogados de Lula que tinham a intenção de incluir nos inquéritos a favor do petista, os diálogos vazados entre Moro e o procurador e coordenador geral da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, Deltan Dallagnol.

Para a defesa do ex-presidente, a decisão tomada por Lula trata-se de um reconhecimento da legitimidade do processo, que foi imposta a ele. Desta forma, Lula não aceitar o regime semiaberto não estaria descumprindo ordens da Suprema Corte.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas