Política

Lula perderia para Bolsonaro se as eleições fossem hoje, diz pesquisa

De acordo com os dados, Bolsonaro aparece com 37,1% das intenções de voto, enquanto Lula tem 35,3%.

Publicado:


Bolsonaro e Lula | © Reprodução
Bolsonaro e Lula | © Reprodução

Uma recente pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo partido Progressistas (PP), revela um cenário de competição acirrada entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma hipotética disputa eleitoral para a Presidência da República. O levantamento, conduzido entre os dias 18 e 22 de março, mostra Bolsonaro com uma leve vantagem numérica sobre Lula, embora ambos estejam tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

De acordo com os dados, Bolsonaro aparece com 37,1% das intenções de voto, enquanto Lula tem 35,3%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, indicando um empate técnico entre os dois. Neste cenário, figuras como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), a ministra Simone Tebet (MDB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também foram mencionados, mas com percentuais menores de intenções de voto.

No entanto, a candidatura de Bolsonaro enfrenta um obstáculo legal. Atualmente, ele está inelegível devido a decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relacionadas a abusos de poder político, incluindo ataques ao sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro busca reverter essa situação por meio de recursos no Supremo Tribunal Federal, ainda pendentes de avaliação. Também há movimentações entre seus aliados para buscar formas de anistia que possam viabilizar sua candidatura.

A pesquisa também destaca diferenças nas intenções de voto por segmentos do eleitorado. Bolsonaro tem vantagem entre homens, eleitores de 25 a 59 anos, e aqueles com níveis de escolaridade médio e superior. Entre os evangélicos, Bolsonaro lidera com 50,0% das intenções de voto contra 27,3% de Lula, consolidando essa demografia como sua principal base eleitoral.

Por outro lado, Lula apresenta melhores números entre católicos, eleitores com ensino fundamental, jovens de 16 a 24 anos, pessoas com mais de 60 anos, e mulheres. O desempenho regional de cada candidato também varia, com Bolsonaro liderando no Sul, Sudeste, e Norte/Centro-Oeste, enquanto Lula tem uma vantagem no Nordeste.

Em um cenário de segundo turno, a pesquisa indica uma disputa ainda mais apertada entre Bolsonaro e Lula, com 41,7% das intenções de voto para o ex-presidente e 41,6% para o atual presidente. Este levantamento específico ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios, abrangendo 26 estados e o Distrito Federal.

Assuntos

BolsonaroLula

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Val do Calçamento - @Reprodução
Política
Val do Calçamento assumirá a vaga de Almir Belo, cassado pelo TSE

O presidente da Câmara de Vereadores, Nenzinha, ainda não se manifestou sobre quando empossará os novos vereadores.


Almiro Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente
Política
Urgente! TSE mantém elegibilidade de Almir, Sandro e Jailson

Por tanto, foi mantida a possibilidade de os vereadores concorreram nas eleições de 2024.


Almir Belo - @Reprodução
Política
Almir, o pior vice possível

Almir Belo foi condenado no TSE por fraude à cota de gênero


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
Por 5×2 votos, TSE cassa o mandato de Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente

Com isso, os votos do MDB serão anulados e, após a anulação dos votos, ocorrerá uma recontagem para determinar a distribuição das cadeiras.


Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020