Política

Lula busca ampliar sua base no governo incorporando partidos de Lira e Tarcísio

A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Publicado:


Lula, presidente do Brasil | Foto: Reprodução
Lula, presidente do Brasil | Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado em fortalecer sua base de apoio no Congresso Nacional e, para isso, busca incorporar o Partido Progressista (PP) e o Republicanos à Esplanada dos Ministérios nos próximos 10 dias.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, revelou recentemente que existe intenção do governo em dar espaço a essas siglas, embora ainda não haja uma definição sobre quais pastas seriam destinadas a cada partido.

“Isso está com o presidente para decidir, não está definido quais pastas, mas o mais provável é que isso seja resolvido nos próximos 10 dias”, afirmou Rui Costa.

De acordo com informações, o PP não está disposto a aceitar menos do que um ministério de grande relevância, como o Ministério do Desenvolvimento Social, além da Caixa Econômica Federal. O partido já tem nomes em mente para ocupar essas posições: André Fufuca para o ministério e Margarethe Coelho para a presidência da Caixa.

O governo de Lula busca estreitar laços com partidos do Centrão, grupo composto por legendas que possuem grande influência no cenário político nacional. Nesse sentido, a estratégia do governo inclui destinar a chefia de ministérios a essas siglas, como já aconteceu com o MDB e o PSD.

Em junho, o parlamentar Arthur Lira (PP-AL), membro influente do Centrão, destacou em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, que o governo se prontificou a construir uma base parlamentar, oferecendo ministérios a partidos como o MDB e PSD, e argumentou que seria razoável que essa mesma oportunidade fosse concedida a outras legendas do Centrão.

Para resolver as questões relacionadas à inclusão do PP e do Republicanos na Esplanada dos Ministérios, está prevista uma conversa entre o presidente Lula e líderes do Centrão nesta semana. O partido Republicanos, que possui Tarcísio de Freitas como filiado, pode ocupar um cargo no segundo escalão, mais especificamente o Ministério do Esporte.

Além das movimentações políticas, o ministro Rui Costa também destacou a expectativa do governo em relação à taxa de juros. Ele cobrou uma redução na taxa básica de juros da Selic e mencionou o exemplo do Chile, que recentemente reduziu sua taxa em 1 ponto percentual. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá nesta terça-feira e quarta-feira (2/7) para tomar a decisão sobre a taxa de juros.

As negociações com os partidos do Centrão e a possível redução dos juros são questões cruciais para o governo Lula, que busca consolidar seu apoio político e implementar medidas econômicas que estimulem o crescimento do país. O cenário político e econômico está em constante evolução, e as próximas decisões governamentais serão observadas de perto pela sociedade e pelos demais atores políticos do país.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro



Marcos Silva, prefeito de Messias – © Alyson Santos
Política
Marcos Silva repudia fala de radialista que mandou o povo de Messias “tomar na miséria e se lascar”

Silva pediu que "Deyvid Teixeira se retrate publicamente e reconheça o erro de suas palavras",