Política

Ex-secretário de Cupira, Antonio Inácio, afirma que foi traído pelo prefeito Zé Maria

Segundo Inácio, o gestor o demitiu pelo fato de não apoiar o seu candidato a deputado federal, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.

Publicado:


Da esquerda para direita: Antonio Inácio, Silvio Costa Filho e Zé Maria | © Reprodução
Da esquerda para direita: Antonio Inácio, Silvio Costa Filho e Zé Maria | © Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (07/10), o agora ex-secretário de governo da gestão do prefeito José Maria Leite de Macedo, Antonio Inácio, declarou no programa Sintonia Política da Nova Fm que foi traído. Segundo Inácio, Zé Maria (como é conhecido) o demitiu pelo fato de não apoiar o seu candidato a deputado federal, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).

O Fato

Zé Maria deu um ultimato ao seu grupo político: quem não apoiasse os seus candidatos para 2022, estaria fora do seu governo. 30 de setembro era o último dia para que o então secretário fosse até a Rádio Agreste FM declarar apoio aos candidatos do gestor. No entanto, no dia 29 de setembro, o prefeito de Cupira demitiu seu aliado político por meio de carta, e não o recebeu em seu gabinete.

Antônio Inácio afirmou que Zé Maria não cumpriu o acordo político firmado entre eles e o deputado federal, Silvio Costa Filho (Republicanos). O acordo – que segundo o ex-secretário de governo ocorreu no gabinete do deputado em Recife – consistia em o prefeito liberar Inácio e seu grupo político para continuar apoiando o deputado Costa em Cupira. O ex-secretário mostrou uma foto do encontro.

Meses depois, o gestor de Cupira descumpriu o acordo, demitindo o secretário em 29 de setembro. O deputado Silvio Costa Filho participou por telefone da entrevista. Ele disse que sempre recebeu o prefeito Zé Maria de braços abertos em Brasília.

“Primeiramente, quero lamentar publicamente a ingratidão do prefeito Zé Maria, que até em uma rádio ele foi publicamente agradecer ao trabalho que a gente vem fazendo por Cupira […] No início do ano, ele me parabenizou […] Isso é muito ruim, porque fica claro que é uma ação eleitoral.”

Antonio Inácio ainda respondeu quando lhe foi perguntado se sentia-se traído: “Eu não só fui traído, como meu povo foi traído.” O ex-secretário ainda falou que por várias vezes conseguiu recursos para Cupira, mas que foram rejeitados por não serem dos candidatos de Zé Maria.

O exemplo mais emblemático foi a de uma ambulância que seria destinada a atender os PSF’s da cidade, recurso enviado pelo deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB). Entretanto, o prefeito não aceitou, pois a prefeitura não teria dinheiro para o combustível e nem para contratar um motorista.

Contexto

Antonio Inácio é irmão do ex-prefeito Zé Inácio. Foi vice-prefeito e é um dos lideres da família Inácio de Cupira. A família tem um trabalho de décadas prestado na política cupirense, sendo um dos grupos políticos mais fortes da região. Com isso, Zé Maria perde o apoio dos “Inácios” na continuidade do seu mandato. Para muitos interlocutores, as eleições 2022 será um atestado de aprovação ou reprovação para o mandato de continuidade de Zé Maria.

*Por Eugênio de Lima/BR104 PE

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro