Política

Após demissão do primo, Arthur Lira indica substituto para o Incra em Alagoas

César Lira havia sido nomeado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e manteve-se no cargo mesmo após a transição presidencial.

Publicado:


Arthur Lira - @BR104
Arthur Lira - @BR104

Em um movimento que reforça da influência do presidente da Camara dos Deputados em Brasília, Arthur Lira (PP-AL) indicou um novo nome para a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas. A nomeação ocorre após a exoneração de César Lira, primo de Arthur Lira, que gerou tensões entre o líder da Câmara e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

César Lira havia sido nomeado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e manteve-se no cargo mesmo após a transição presidencial. A continuidade de César no posto foi alvo de críticas por parte de movimentos sociais, incluindo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que o acusava de manter uma postura contrária aos interesses da reforma agrária, rotulando-o de “bolsonarista infiltrado”.

A situação escalou quando o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, qualificou a permanência de César Lira como “inadministrável” e “extremamente conflituosa”, levando à sua eventual exoneração. Essa decisão ocorreu em meio a uma ameaça de invasão à sede do Incra em Alagoas, conforme expresso em uma carta enviada pelos movimentos sociais ao ministro.

A exoneração foi publicada no “Diário Oficial da União” antes que uma reunião entre Teixeira e Arthur Lira pudesse ser realizada, o que sugere uma falha de comunicação ou uma urgência em resolver a questão. Este episódio ocorreu dias depois de Lira fazer publicamente críticas ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, alimentando especulações sobre uma possível retaliação política, algo que Teixeira negou.

Depois disso, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, se encontrou com Lira, garantindo que a exoneração foi um evento isolado e não parte de uma disputa maior. Arthur Lira, por sua vez, se comprometeu a indicar um substituto para o cargo de superintendente do Incra em Alagoas. A escolha foi feita em conjunto com entidades locais de produtores rurais, embora o nome ainda não tenha sido divulgado.

Assuntos

Arthur Lira

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro