Política

Análise: A segunda chance de Kil de Freitas

O prefeito de União dos Palmares atuará para eleger seu sucessor em 2024

Publicado: | Atualizado em 04/01/2024 10:49


Areski Freitras - @BR104
Areski Freitras - @BR104

O ano era 2012, e naquela altura, Areski Freitas concluía seu segundo mandato. O primeiro havia sido oriundo de uma sucessão ao governo do ex-prefeito Zé Pedrosa, falecido em 29 de julho de 2008. Apenas três meses após a morte de Pedrosa, Kil vencia as eleições e era reeleito prefeito de União dos Palmares.

Em 2012, ele já não podia mais ser candidato, pois tinha assumido cinco meses do primeiro mandato, e precisava indicar seu sucessor. O ex-governador Manoel Gomes de Barros foi o escolhido do grupo para a sucessão de Areski, contando, naquela altura, com o apoio do então governador Teotonio Vilela Filho, do senador Biu de Lira, de deputados federais e estaduais, políticos locais como parte da família Vergeti e a família Menezes, além de uma imensa onda azul que tomou conta de União dos Palmares.

Do outro lado, o médico Beto Baia disputava contra Mano, tendo como vice o irmão do saudoso Zé Pedrosa. No final do dia, Areski perdeu a chance de fazer um sucessor, Mano amargou sua última derrota nas urnas e Beto Baía era eleito o prefeito que prometia quebrar as correntes.

As circunstâncias que levaram Mano a perder as eleições ainda são tema de muitas discussões entre os articulistas políticos, mas o fato é que, em 2024, Areski Freitas se encontra no mesmo ponto em que estava 12 anos atrás. Ele está novamente na iminência de eleger um sucessor, e desta vez, a escolha não é apenas do grupo, como foi com Mano.

Até onde se sabe, Júnior Menezes é também a escolha do próprio Kil, e sua vitória nas urnas pode ser parte de um plano político maior, que pode culminar com Areski numa cadeira na Assembleia Legislativa, ou não.

Portanto, apesar da incerteza, já superada até mesmo pela oposição, sobre Júnior ser ou não o candidato de Kil, é mais lógico pensar que ele terá uma segunda chance de fazer um sucessor. Sendo assim, a vitória de Júnior Menezes representa mais que apenas uma vitória para Kil de Freitas; seria uma reparação na sua biografia política.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.


Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso — © Divulgação
Política
Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, desembarca em Maceió nesta terça-feira

Durante sua estada, Barroso almoçará com o governador Paulo Dantas


Presidente Lula | ©  Joédson Alves/ Agência Brasil
Política
TSE impõe multa de R$ 250 mil a Lula por conteúdo negativo contra Bolsonaro

A coligação alegou que o vídeo alcançou mais de 13 milhões de pessoas e focava exclusivamente em ataques à candidatura de Bolsonaro