Maceió

MP vai recomendar evacuação total da área vermelha, no Pinheiro

Força-tarefa detectou que ainda há muitos moradores e empresas na região considerada com maior risco

Publicado: | Atualizado em 19/03/2019 14:11


Força-tarefa detectou que ainda há muitos moradores e empresas na região considerada com maior risco (Crédito: Assessoria)
Força-tarefa detectou que ainda há muitos moradores e empresas na região considerada com maior risco (Crédito: Assessoria)

Maceió – O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) vai expedir, nesta terça-feira (19), uma recomendação para que a Defesa Civil Municipal faça a evacuação imediata de toda a área vermelha do bairro do Pinheiro, em Maceió, considerada de alto risco. A decisão foi tomada após uma reunião realizada nesta segunda-feira (18), na sede do MP, com a própria Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

A recomendação, que será encaminhada ao prefeito Rui Palmeira e ao coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, será baseada na constatação feita pela força-tarefa do Ministério Público, composta pelos promotores de justiça José Antônio Malta Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional do MPE/AL, Adriano Jorge Correia, do Núcleo de Perícias, Jorge Dórea, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Max Martins, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e Jomar Amorim, da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, que detectou que ainda há muitos moradores e empresas na região considerada com maior risco de acidentes geológicos, denominada de área vermelha.

“Durante a reunião, ligamos para o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Lucas Alves, e expusemos a nossa preocupação, informando que a força-tarefa fez algumas visitas até o local e comprovou que ainda havia muitos moradores e comerciantes por lá”, explica o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

+ Exclusivo: Moradores do Pinheiro, em Maceió, quebram o silêncio após visita do MP

Diante do comunicado que iríamos expedir a recomendação para evacuação total da área no mais urgente espaço de tempo, ele também entendeu que essa nossa iniciativa era a mais adequada a se fazer e ratificou o que a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais ou Serviço Geológico do Brasil) já havia dito anteriormente, que é sobre a necessidade da desocupação da área vermelha”, conclui, acrescentando que, na mesma ocasião, também ligou para o prefeito Rui Palmeira para externar sua preocupação com o problema.

O promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, disse esperar que a Defesa Civil Municipal siga a nossa recomendação e monte um plano de ação para, tão logo, fazer toda a desocupação daquela região. “E o Ministério Público vai acompanhar tudo isso de perto. Nossa preocupação é com as vidas que podem estar em risco”, afirma. A recomendação seguirá assinada por todos os integrantes da força-tarefa e pelo chefe do Ministério Público.

*com MP/AL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Jacaré foi resgatado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) | @ Reprodução
Maceió
Jacaré aparece em bairro de Maceió após fortes chuvas

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foi acionado por populares para realizar o resgate do réptil.


Revólver | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Casal de adolescentes é atingido por disparo acidental após encontrar arma

Arma pertence ao padrasto da menina, que é Atirador Desportivo e Caçador (CAC).


Jogo de cartas | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Homem é assassinado após discussão por jogo de cartas em Maceió

A vítima não não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegar para o socorro.


Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais | @ Palácio Planalto
Maceió
Lula entrega unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió

As casas entregues fazem parte do Residencial Parque da Lagoa, que conta com 1.776 apartamentos que irão beneficiar mais de 7 mil moradores da região.


Presidente Lula em São José da Tapera nesta quinta-feira (9/5) | @ Ailton Cruz
Maceió
Presidente Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais em Maceió nesta sexta

A entrega acontecerá na Avenida Senador Rui Palmeira, Ponta Grossa, às 10h.