Maceió

JHC concede isenção de impostos a famílias de baixa renda

A decisão foi aprovada pela Câmara Municipal de Maceió nesta quinta-feira (14) e agora aguarda a sanção do Executivo Municipal.

Publicado:


JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
JHC, prefeito de Maceió | © reprodução

Em uma iniciativa voltada para o apoio às famílias de baixa renda, o prefeito de Maceió, JHC, anunciou a aprovação de isenções fiscais para beneficiar aqueles que adquiriram imóveis por meio dos programas habitacionais do Governo Federal, especificamente o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

A decisão foi aprovada pela Câmara Municipal de Maceió nesta quinta-feira (14) e agora aguarda a sanção do Executivo Municipal.

As isenções abrangem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e a Taxa de Lixo. Famílias com renda de até três salários mínimos que compraram imóveis por meio desses programas habitacionais serão beneficiadas, assim como as propriedades de padrão G e H, que também terão isenção de IPTU e Taxa de Lixo.

O prefeito JHC destacou a importância dessas medidas para os maceioenses que enfrentam dificuldades financeiras. “Esses projetos de lei beneficiam os maceioenses que mais precisam da nossa gestão. O histórico de inadimplência nestes imóveis é alto, em função da baixa renda, e, em muitos casos, esse contribuinte deverá optar em pagar os tributos ou alimentar sua família, por evidente a segunda opção deve prevalecer. Nossa prioridade é cuidar dos maceioenses, resgatando sua dignidade e cidadania”, afirmou o prefeito.

Para ter direito à isenção, a moradia deve ser a única propriedade imóvel do contribuinte. O benefício fiscal deve ser solicitado por meio de processo administrativo junto à Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), dentro do prazo de 180 dias, contados do lançamento do respectivo tributo.

Com validade de 10 anos, o benefício não se aplica à incidência do ITBI nas sucessivas alienações do imóvel após a sua primeira aquisição. A medida visa aliviar a carga tributária sobre as famílias de baixa renda, contribuindo para a estabilidade financeira e o bem-estar social desses cidadãos.

Assuntos

JHCMaceió

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.



Laura Lima relatou o ocorrido em seu perfil no Instagram | @ Reprodução
Maceió
Mãe de autista diz que filho foi impedido de brincar com o pai em espaço de brinquedos de shopping

Segundo Laura Lima, uma funcionária não entendeu a necessidade do seu filho de brincar com o pai para conseguir socializar e se divertir.



Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado — © Ascom Sudes
Maceió
Sem vagas em cemitério, Maceió tem 120 corpos acumulados no IML

Segundo a promotora de Justiça, Karla Padilha, a imensa maioria dos corpos são de indigentes