Maceió

JHC concede isenção de impostos a famílias de baixa renda

A decisão foi aprovada pela Câmara Municipal de Maceió nesta quinta-feira (14) e agora aguarda a sanção do Executivo Municipal.

Publicado:


JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
JHC, prefeito de Maceió | © reprodução

Em uma iniciativa voltada para o apoio às famílias de baixa renda, o prefeito de Maceió, JHC, anunciou a aprovação de isenções fiscais para beneficiar aqueles que adquiriram imóveis por meio dos programas habitacionais do Governo Federal, especificamente o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

A decisão foi aprovada pela Câmara Municipal de Maceió nesta quinta-feira (14) e agora aguarda a sanção do Executivo Municipal.

As isenções abrangem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e a Taxa de Lixo. Famílias com renda de até três salários mínimos que compraram imóveis por meio desses programas habitacionais serão beneficiadas, assim como as propriedades de padrão G e H, que também terão isenção de IPTU e Taxa de Lixo.

O prefeito JHC destacou a importância dessas medidas para os maceioenses que enfrentam dificuldades financeiras. “Esses projetos de lei beneficiam os maceioenses que mais precisam da nossa gestão. O histórico de inadimplência nestes imóveis é alto, em função da baixa renda, e, em muitos casos, esse contribuinte deverá optar em pagar os tributos ou alimentar sua família, por evidente a segunda opção deve prevalecer. Nossa prioridade é cuidar dos maceioenses, resgatando sua dignidade e cidadania”, afirmou o prefeito.

Para ter direito à isenção, a moradia deve ser a única propriedade imóvel do contribuinte. O benefício fiscal deve ser solicitado por meio de processo administrativo junto à Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), dentro do prazo de 180 dias, contados do lançamento do respectivo tributo.

Com validade de 10 anos, o benefício não se aplica à incidência do ITBI nas sucessivas alienações do imóvel após a sua primeira aquisição. A medida visa aliviar a carga tributária sobre as famílias de baixa renda, contribuindo para a estabilidade financeira e o bem-estar social desses cidadãos.

Assuntos

JHCMaceió

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Revólver | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Casal de adolescentes é atingido por disparo acidental após encontrar arma

Arma pertence ao padrasto da menina, que é Atirador Desportivo e Caçador (CAC).


Jogo de cartas | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Homem é assassinado após discussão por jogo de cartas em Maceió

A vítima não não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegar para o socorro.


Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais | @ Palácio Planalto
Maceió
Lula entrega unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió

As casas entregues fazem parte do Residencial Parque da Lagoa, que conta com 1.776 apartamentos que irão beneficiar mais de 7 mil moradores da região.


Presidente Lula em São José da Tapera nesta quinta-feira (9/5) | @ Ailton Cruz
Maceió
Presidente Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais em Maceió nesta sexta

A entrega acontecerá na Avenida Senador Rui Palmeira, Ponta Grossa, às 10h.


JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.