Estádio Rei Pelé pode mudar de nome após aprovação da Assembleia

A proposta agora segue para sanção do governador do estado Renan Filho, que deve aprovar ou não a mudança

Assembleia Legislativa de Alagoas homenageia Marta — © Mike Hewitt

Assembleia Legislativa de Alagoas homenageia Marta — © Mike Hewitt

Maceió — Foi aprovado nessa quinta-feira (12) pela Assembleia Legislativa de Alagoas a mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta, foram 16 votos a favor contra 8 na decisão da mudança. A jogadora alagoana foi eleita pela FIFA como a melhor jogadora do mundo por 6 vezes.

O Projeto de Lei de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), apresentou novidades na sessão desta quinta-feira, com uma emenda do parlamentar Silvio Camelo (PV). Na ocasião, o deputado sugeriu que o estádio tenha os dois nomes (Rei Pelé e Rainha Marta).

Ainda que a emenda tenha sido aprovada nesta sessão ela deve passar por apreciação na próxima semana antes de seguir para sanção do governador Renan Filho, que pode aprovada ou vetar o PL.

+ CRB quebra encanto e vence Brasil de Pelotas por 3 a 1 no Rei Pelé

Com a repercussão que a propagação da notícia causou nos últimos dias no mundo esportivo, o governador do estado não quis antecipar sua posição em relação ao assunto, o que aumentou ainda mais as expectativas.

Se por ventura o PL for vetado pelo governador, o projeto deve voltar para uma nova apreciação dos parlamentares. No ano de 2008, Timoteo Correia, apresentou na Assembleia Legislativa do Estado um projeto com características semelhantes ao aprovado nessa quinta-feira.

Na época, o projeto foi vetado pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), fazendo com que a Assembleia abandonasse a ideia de mudar o nome do maior estádio de futebol de Alagoas.

No dia 25 de outubro o estádio faz 39 anos, sua inaugurado aconteceu após a conquista do tri-campeonato da seleção brasileira no México, em 1970. O nome que o estádio traz até os dias de hoje, foi uma iniciativa do governador Lamenha Filho, que na época homenageou o melhor jogador do mundo.

Além disso, o rei tem seus pés eternizados na “calçada da fama” do estádio Trapichão, como é comumente chamado, a cerimonia deste evento aconteceu no dia 27 de junho de 2010, na gestão de Teotônio Vilela.