Justiça

TV Gazeta seguirá filiada à Rede Globo até 2028

A Rede Globo não conseguiu derrubar a liminar que a obrigava a manter o contrato com a filial

Publicado: | Atualizado em 02/01/2024 11:25


Fernando Collor - @Reprodução
Fernando Collor - @Reprodução

A Rede Globo enfrentou um revés jurídico ao não conseguir derrubar uma liminar que a obriga a renovar o contrato de afiliação com a TV Gazeta de Alagoas, propriedade do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A decisão, proferida pela 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), vem em um momento crucial, pois o contrato existente expirou em 31 de dezembro de 2023.

Essa liminar impõe à Rede Globo a renovação do acordo com a TV Gazeta até 2028, uma medida considerada necessária para salvaguardar os interesses financeiros do conglomerado de Collor, que atualmente passa por um processo de recuperação judicial. A Rede Globo, buscando alternativas, recorreu ao próprio TJ-AL e também ao judiciário do Rio de Janeiro. No entanto, devido às festividades de final de ano e ao recesso judiciário, não foi possível obter uma decisão em tempo hábil.

Como resultado, a TV Gazeta deu início ao ano de 2024 mantendo sua afiliação com a Rede Globo, sem enfrentar maiores obstáculos. Por outro lado, esse desfecho gerou consequências para a TV Elo, dirigida pelo Grupo Nordeste de Comunicação, sob a liderança do acionista Vicente Jorge Espíndola. A TV Elo, que também controla a TV Asa Branca de Caruaru desde 1991, pretendia substituir a TV Gazeta como afiliada da Globo em Alagoas a partir de 2024.

A Globo, priorizando a manutenção de sua imagem, não desejava ter duas emissoras repetidoras em Alagoas. Isso levou a TV Elo, operando no canal 28 de Maceió, a iniciar suas operações retransmitindo o canal Futura, vinculado à Fundação Roberto Marinho, uma instituição educativa privada ligada à Globo.

Essa decisão judicial atendeu a uma recomendação do Ministério Público de Alagoas, que, na semana anterior, aconselhou que a Globo fosse compelida a renovar o acordo com a TV Gazeta. A recomendação inicial era de um vínculo de mais três anos, mas a decisão judicial estipulou um novo contrato por um período de cinco anos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Conselho Tutelar – © Reprodução
Justiça
Mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar é denunciada pelo MP

MPAL denuncia mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar em Maceió