Supremo definirá hoje a sentença para condenação de Fernando Collor

O voto decisivo será proferido pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.

Senador Fernando Collor (PROS-AL)

Senador Fernando Collor (PROS-AL)

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve finaliza nesta quinta-feira (25/5) a possível condenação do ex-senador e ex-presidente Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo relacionado à Operação Lava Jato.

Após cinco sessões de julgamento, o placar da votação ficou em 7 votos a favor da condenação e 2 votos pela absolvição. O voto decisivo será proferido pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.

A maioria dos ministros está seguindo o voto do relator do caso, ministro Edson Fachin. De acordo com Fachin, Collor, enquanto antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras, e teria recebido R$ 20 milhões em vantagens indevidas provenientes de contratos da empresa.

No início do julgamento, em 10 de maio, o relator sugeriu uma pena de 33 anos e dez meses de prisão para o ex-senador. Além de Collor, dois ex-assessores também podem ser condenados no mesmo caso.

Os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Dias Toffoli votaram a favor da condenação, enquanto Nunes Marques e Gilmar Mendes se posicionaram pela absolvição.