Nomeação de Cristiano Zanin como Ministro do STF é oficializada através do DOU

A indicação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovada pelo Senado Federal em 21 de junho.

Advogado Cristiano Zanin | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Advogado Cristiano Zanin | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (5/7), a nomeação de Cristiano Zanin como Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A indicação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovada pelo Senado Federal em 21 de junho.

Logo após a confirmação de seu nome, o novo ministro se reuniu com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, para definir a data de sua posse na corte. Ficou acordado que Zanin assumirá o cargo no dia 3 de agosto, na primeira semana após o recesso, que ocorrerá no período de 2 a 31 de julho.

Com 47 anos, Cristiano Zanin terá a possibilidade de atuar no STF por 28 anos, uma vez que a aposentadoria compulsória dos ministros ocorre aos 75 anos. Ele ocupará a cadeira que pertencia ao ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano.

Zanin é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui especialização em litígios estratégicos e decisivos, tanto empresariais quanto criminais, em âmbito nacional e transnacional. Ele ganhou destaque por atuar como defensor do presidente Lula nos processos da Operação Lava Jato. Sua nomeação para o STF desperta expectativas em relação às suas futuras decisões e ao papel que desempenhará na mais alta instância jurídica do país.