18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em Alagoas, o PCJE está realizando uma palestra com o tema "Combater a violência sexual é papel de todos nós".

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes | © Reprodução

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes | © Reprodução

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país. O “Caso Araceli” ficou conhecido após uma menina de apenas oito anos de idade ter todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje segue impune. A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 22º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Em Alagoas, o programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) está realizando, nesta quarta-feira (18/5), uma palestra com o tema “Combater a violência sexual é papel de todos nós”.

A palestra será conduzida pela juíza Fátima Pirauá, magistrada da Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ). O tema vai ser abordado para cerca de 300 alunos.