Interior

MP/AL pede interdição de casa de recuperação em Pilar

Homem que dizia ser administrador do local, fazia uso indevido dos cartões de aposentados

Publicado: | Atualizado em 16/08/2019 04:48


(Crédito: Sandro Lima)
(Crédito: Sandro Lima)

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) e a promotoria de justiça do Pilar, ajuizou uma ação com pedido de urgência, para interditar a Comunidade Terapêutica “Centro de Recuperação Acolhido por Cristo”, que fica localizado na Chã do Pilar.

O promotor de justiça Silvio Azevedo disse que a unidade estaria funcionando de forma precária e decadente, colocando em risco a vida dos 11 internos do local. O representante do ministério, que durante uma inspeção juntamente com a Vigilância Sanitária, encontrou diversas irregularidades no local, inclusive a ausência de um administrador

“Encontramos os próprios internos cuidando de si. No local havia idosos, dependentes químicos e psiquiátricos vivendo em condições desumanas. Era preciso o Ministério Público intervir e evitar um mal pior” disse Azevedo. Ainda de acordo com o promotor de justiça, o que foi vistoriado no local pode ser considerada degradante.

Após o MP constatar a precariedade, in loco, acionou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que enviou uma equipe do Centro de Referência Assistência Social (CREAS), para que os internos pudessem ser acomodados de imediatos.

Os idosos que estavam no centro de recuperação foram encaminhados para abrigos na cidade de Maceió. Já os dependentes químicos, foram deslocados para o próprio município. “Além do abandono familiar, os internos tinham ainda de sobreviver a ausência de higienização, alimentação irregular. Eles não tomavam banho, as camas eram inadequadas, os quartos e banheiros sujos, não havia geladeira e nem fogão. Ou seja, uma estrutura insalubre que esmagava todos os direitos quando ali a busca era por uma assistência digna” ressalta o promotor de justiça Azevedo.

O senhor Rodrigo Gomes Cortês, que se dizia administrador do centro de recuperação, teve que devolver todos os documentos e cartões de aposentadoria dos idosos a pedido do MPE/ AL. Segundo o promotor, o senhor Gomes Cortês ficava com os cartões de alguns internos, inclusive, recebeu denúncias que o mesmo se apropriava dos cartões para o recebimento da aposentadoria, mas que o dinheiro era utilizado indevidamente.

Ao termino da fiscalização, um ofício foi enviado à Polícia Civil para a instauração de inquérito por maus tratos e abandono de incapaz.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Carro capota em Ibetaguara - @Reprodução
Interior
Carro colide com carreta em Ibateguara e família de São José da Laje fica presa às ferragens

Uma das vítimas, um homem, foi transportada pela AR-56 ao Hospital Regional da Mata para receber tratamento médico necessário.


Vitima de capotamento - @Reprodução
Interior
Carro capota e deixa um ferido na BR-104 em União dos Palmares

A assessoria do Corpo de Bombeiros não informou a identidade da vítima nem o que teria provocado o capotamento do veículo


Marcela Gomes - @Reprodução
Interior
Secretários de Marcela Gomes divulgam pesquisa ilegal em Novo Lino

A legislação eleitoral brasileira exige que todas as pesquisas realizadas em anos eleitorais sejam registradas


Boleto da Verde Alagoas | © Johny Lucena
Interior
TJ obriga Verde a regularizar abastecimento e a devolver o dinheiro de quem pagou fatura sem ter água

Caso a Verde Ambiental Alagoas não cumpra com as obrigações dentro do estipulado período de 30 dias, enfrentará uma penalidade financeira de R$ 10 mil por cada dia de atraso


Vitima com hematomas - @Reprodução
Interior
Homem é preso após espancar e tentar cortar os dedos da esposa com alicate em Novo Lino

m uma audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (19), foi concedida ao agressor liberdade provisória.