Como saber quem recebeu o auxílio emergencial?

saiba como consultar a lista de beneficiários do Auxílio Emergencial, publicada no Portal da Transparência do governo federal

Portal da Transparência - @reprodução

Portal da Transparência - @reprodução

O governo federal publicou no Portal da Transparência a lista de beneficiários do Auxílio Emergencial, que receberam parcelas de R$600 ou R$1200.

Os dados estão disponíveis desde o dia 5 de junho, e desde a divulgação de sua publicação, milhões de brasileiros iniciaram uma corrida para consultar seus nomes ou de pessoas próximas.

Embora não seja necessário um amplo conhecimento de informática para fazer a consulta no Portal da Transparência, consultar a lista dos beneficiários do Auxílio Emergencial tem se tornado um desafio para muitos internautas.

Pensando nisso, criamos um tutorial que vale a pena acompanhar, se você quer encontrar o que procura de forma prática e rápida no portal do governo.

Mas antes, é importante que algumas perguntas sejam respondidas e dúvidas esclarecidas, a respeito desse assunto.

Precisa de algum documento?

Pra consultar a lista de beneficiários do auxílio Emergencial, você não precisa usar nenhum documento, no entanto, para ajudar na consulta, o site exibe 6 dígitos do CPF do beneficiário consultado, o que é muito útil no caso de você fazer uma busca por um nome muito popular, como por exemplo; Maria José da Silva, ou José Cícero da Silva.

Com o CPF em mãos, você será capaz de conferir qual Maria ou José, está procurando. Ou seja, é útil ter o documento em mãos, mas da para fazer a consulta sem ele.

Da pra saber se outra pessoa recebeu o Auxílio Emergencial?

Consultar se o nome de outra pessoa aparece na lista de beneficiários do Auxílio Emergencial, se tornou quase um passa tempo para muita gente. Isso é perfeitamente possível, e com isso, muitos empresários e até políticos foram “desmascarados”.

A única coisa que é preciso ficar bem atento (a), é na questão do CPF. Lembre-se que não basta ter o mesmo nome da pessoa que você que saber se foi beneficiado, é preciso confirmar se o CPF é o da mesma pessoa.

O que posso fazer com essa informação?

Saber se alguém recebeu ou não o Auxílio Emergencial pode ser mais útil para uns do que para outros. Algumas das utilidades estão descritas abaixo.

O que fazer se alguém recebeu o Auxílio Emergencial em meu nome?

Como listado a cima, fazer uma busca pelo seu nome na lista dos beneficiários do Auxílio Emergencial, pode ser útil também para saber se você foi vítima de algum golpe.

A própria Caixa Econômica Federal alertou para golpes de quadrilhas especializadas em fraudes pela internet. Milhões de brasileiros instalaram aplicativos ou acessaram sites falsos, e acabaram entregando seus dados para criminosos.

Munidos desses documentos, eles conseguiram cadastrar os dados no site da Caixa, e receberam o Auxílio Emergencial como sendo os donos legítimos.

Uma outra opção para consultar se seu nome foi cadastrado para receber esse benefício, é acessar o site do Dataprev, clicando aqui. Basta inserir seu CPF, nome completo e data de nascimento, e você será informado se seu nome foi cadastrado.

Como devolver o Auxílio Emergencial?

Centenas de milhares de brasileiros receberam o Auxílio Emergencial de forma irregular, ou seja, essas pessoas não precisavam do benefício. Em Alagoas, por exemplo, o Ministério Público de Contas (MPC/AL) enviou ofícios aos prefeitos dos 102 municípios do Estado, pedindo a relação de servidores que apareceram na Folha de Pagamento do mês de abril.

Os dados serão cruzados com a lista de beneficiados do Auxílio Emergencial, para saber quais servidores receberam o benefício.

Em outro cenário, a pessoa recebeu o recurso e por alguma razão acredita que não é justo ter recebido, por questões pessoais. Se você se encaixa em algum desses perfis, é muito simples resolver e devolver o valor ao governo.

Conforme descrito na imagem a cima, basta clicar em DEVOLUÇÃO – CLIQUE AQUI.

Você será levado para uma página onde irá escolher o banco preferido por onde pretende efetuar a devolução do seu Auxílio Emergencial, e irá gerar uma GRU – Guia de Recolhimento da União.

Página para gerar a GRU e devolver o Auxílio Emergencial recebido.

Como denunciar alguém que recebeu o Auxílio Emergencial indevidamente?

Por mais incrível que possa parecer, denunciar alguém que recebeu o benefício indevidamente é mais comum do que se imagina.

Em toda cidade tem sempre alguém que não teve o cadastro aprovado mesmo provando ser uma pessoa que precisa muito do auxílio, enquanto outras mais afortunadas, se inscreveram e receberam tranquilamente.

Outro exemplo, é o caso de políticos que receberam ou servidores públicos, como já citado logo a cima.

Para fazer uma denúncia anônima, é muito simples. Basta encontrar o nome da pessoa que você pretende denunciar, e clicar no link que fica no campo superior direito da página.

Como consultar meu nome na lista de beneficiário do Auxílio Emergencial?

Agora que você já viu todas as vantagens de consultar a lista de beneficiários do Auxílio Emergencial, você só precisa saber de mais um pequeno detalhe.

Montamos um guia de como você pode facilitar suas buscas dentro do Portal da Transparência:

Ao entrar no link disponível logo abaixo, você verá esse painel conforme a imagem a seguir. Para facilitar na sua busca, você pode utilizar pelo menos 4 opções que consideramos fundamentais:

Painel de pesquisa do Portal da Transparência

Consulte a lista dos beneficiários do Auxílio Emergencial

Clique aqui, para acessar a página do Portal da Transparência. Ao abrir a página do Portal, basta clicar em “Acesse a Consulta”, como mostra a imagem abaixo, e você terá acesso imediato a lista.

Clique em “Acesse a consulta” para ser redirecionado para a página