publicidade
publicidade
Educação

Lista escolar: Veja itens que a escola não pode exigir aos pais

Nas listas, 41 itens não podem ser exigidos aos pais, e 23 itens estão liberados, mas com restrições

Publicado: | Atualizado em 17/12/2018 14:24


publicidade
publicidade
publicidade
Nas listas, 41 itens não podem ser exigidos aos pais, e 23 itens estão liberados, mas com restrições (Crédito: Cristiano Diehi Neto)
Nas listas, 41 itens não podem ser exigidos aos pais, e 23 itens estão liberados, mas com restrições (Crédito: Cristiano Diehi Neto)

O fim de ano está se aproximando, e junto com ele o retorno das aulas. Com isso, os pais já começam a se preocupar com a lista do material escolar dos filhos. É necessário e importante que os consumidores estejam atentos aos materiais escolares solicitados pelas unidades de ensino, que por muitas vezes, solicitam materiais que são proibidos por lei.

O Procon Alagoas ressalta que os pais ou responsáveis não podem ser obrigados a comprarem os materiais escolares em determinado estabelecimento, assim como marca específica. Além disso, o órgão salienta a liberdade de escolha para pesquisas dos preços e marcas.

De acordo com o órgão, fica isento apenas apostilas que são utilizadas como material didático da instituição, e, somente neste caso, pode haver exigência de compra em determinados estabelecimentos ou na própria escola.

+ Projeto auxiliará pessoas que pretendem tirar autorização para conduzir “cinquentinhas”

Dentre os materiais solicitados, itens como papel higiênico, creme dental e palito de dente; medicamentos, material de escritório (caneta para lousa, fita durex, papel-ofício e tonner para impressora) e outros tipos de material (como argila, brinquedo, canudinho e esponja para pratos), não podem ser exigidos.

Por esse motivo, o Procon criou duas listas, onde mostram os produtos que não podem ser solicitados pelas escolas e a limitação na quantidade pedida. Nas listas, 41 itens não podem ser exigidos aos pais, e 23 itens estão liberados, mas com restrições.

O órgão ressalta que qualquer caso de irregularidades constatadas, é possível denunciar a infração se dirigindo à sede do Procon mais próxima, realizando a denúncia por meio das redes sociais, ou ainda por telefone (151).

Veja abaixo a listagem de materiais que não podem ser solicitados pelas instituições:

Segue abaixo a lista de materiais que podem ser solicitados:

publicidade
veja também

Prefeitura de Maceió | © Assessoria
Maceió
Maceió: Escolas da rede municipal de ensino entram em recesso

Durante o período, demais servidores estarão realizando atividades nas unidades de ensino.


Cartão Escola 10 | © Pei Fon/Agência Alagoas
Educação
Governo de Alagoas libera mais um pagamento do Cartão Escola 10 nesta terça (21)

Alunos da rede pública estadual irão receber mais um pagamento do programa social Cartão Escola 10 nesta terça (21).


IFAL Murici | © Reprodução
Educação
IFAL oferta 40 vagas para curso técnico na modalidade EJA

O prazo limite para que o candidato se inscreva vai até o fim de junho no dia 30, devendo estar munido dos documentos descritos no Edital.


Alunos da rede pública de Alagoas | © Ascom Seduc
Educação
Alunos da rede estadual recebem Cartão Escola 10 nesta terça (14)

O governo de Alagoas irá liberar mais uma cota do Cartão Escola 10. Os valores são depositados nas contas da Caixa dos alunos e responsáveis.


Alunos fazendo a prova da OBMEP | © Thiago Ataíde
Educação
350 mil estudantes alagoanos participaram das provas da OBMEP

As provas da OBMEP foram realizadas nesta terça (7). Os classificados para a segunda fase serão divulgados em 2 de agosto de 2022.


publicidade