publicidade
publicidade
União dos Palmares

Projeto auxiliará pessoas que pretendem tirar autorização para conduzir “cinquentinhas”

Alunos poderão realizar a prova no "sistema antigo" com o auxílio de um funcionário do Detran

Publicado: | Atualizado em 27/12/2018 14:07


Alunos poderão realizar a prova no "sistema antigo" e o auxílio de um funcionário do Detran (Crédito: Reprodução/Google Imagens)
Alunos poderão realizar a prova no "sistema antigo" e o auxílio de um funcionário do Detran (Crédito: Reprodução/Google Imagens)

União dos Palmares – As pessoas que pretendem tirar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), poderão contar, em 2019, com um projeto desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), juntamente com Secretaria de Educação do município de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.

Segundo o ex-superintendente da SMTT do município, Jandilson Vasconcelos, o projeto beneficiará as pessoas que não sabem ler nem escrever, pois através do EJA poderão ter acesso ao programa, e dentro do curso terem aula de trânsito.

Ainda de acordo com o ex-superintendente, “o projeto facilitaria o acesso à CNH. Conseguimos ainda, que estas pessoas, por estarem em condições especiais e não terem um bom manuseio de computadores, pudessem fazer a prova do DETRAN no sistema antigo – realizadas no papel, e com o auxílio de um funcionário do órgão, que leria a prova para eles“.

+ Teve a cinquentinha apreendida? Saiba como se regularizar

Apreensão de “cinquentinhas” em União dos Palmares

Já em relação a apreensão de ciclomotores no município, o superintendente ressaltou que todos devem seguir a legislação e emplacá-los, assim como seus condutores devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com categoria ACC ou A.

Jandilson explicou ainda que o município, por enquanto, não irá realizar esse tipo de fiscalização. “Todavia, por não dispor de pátio de recolhimento de veículos e guincho credenciado, a SMTT, que tem suas atribuições esculpidas no artigo 24 do CTB, e dentre elas não está o controle do licenciamento de veículos; o que só o fazemos, por conta do convênio com o DETRAN, por enquanto, não irá realizar esse tipo de fiscalização“.

Apesar de não fiscalizarem, o ex-superintendente frisou que “isso não impede que o Batalhão de Trânsito da PMAL local, assim como BPTran, BPRV, DER, PRF e Lei seca a faça. Diante disso, é muito importante que os proprietários de ciclomotores procurem regularizarem suas situações, para que não tenha nenhuma surpresa indesejável“.

Ele concluiu dizendo que se sensibiliza com a situação de quem utiliza o veículo como meio de locomoção, mas que é necessário entender.  “No entanto, é preciso entender que pelo fato desses veículos até então não estarem regularizados e diante da sua dificuldade de identificação, foi feito uso para praticar assaltos, desobedecer o trânsito de todas as formas e causar uma grande insegurança no trânsito de uma forma geral. Assim como, pelo fato de seus condutores não terem em sua maioria capacitação para conduzir-los, provocam uma insegurança ainda maior pela falta de perícia“.

veja também

Vereador Nenzinha, distribui alimentos para famílias afetadas por chuvas em União dos Palmares | © Assessoria
União dos Palmares
Nenzinha distribui lanches para crianças e visita famílias afetadas pela enchente em União

O vereador por União acompanhou de perto o drama das famílias que foram afetadas pela enchente no município.


Bruno Lopes | © Reprodução
Chuvas em Alagoas
Ex-vereador Bruno Lopes destaca ação de profissionais e voluntários nas enchentes

"Esses profissionais poderiam estar em casa, mas estão trabalhando incansavelmente, dia e noite, para diminuir o sofrimento das pessoas", disse.


Homem carregando botijão de água | © Imagem ilustrativa
União dos Palmares
Após enchente em União, comerciantes chegam a cobrar R$ 30 no botijão de água

A população tem se queixado do preço abusivo que vem sendo cobrado por itens específicos em alguns estabelecimentos da cidade.


Gato é resgatado após sobreviver a enchente em União dos Palmares | © Reprodução
União dos Palmares
Gato é resgatado após sobreviver à enchente em União dos Palmares

O animal, diante do momento desesperador em que se encontrava, buscou se abrigar em cima de uma pilastra do muro de uma igreja evangélica.


Campanha de arrecadação de material para famílias atingidas na enchente | © Ministério Internacional Betesda
União dos Palmares
Ministério Betesda, em União, inicia campanha de arrecadação para ajudar vítimas das chuvas

A mobilização seguirá até quando os desabrigados estiverem totalmente supridos.