União dos Palmares

Projeto auxiliará pessoas que pretendem tirar autorização para conduzir “cinquentinhas”

Alunos poderão realizar a prova no "sistema antigo" com o auxílio de um funcionário do Detran

Publicado: | Atualizado em 27/12/2018 14:07


Alunos poderão realizar a prova no "sistema antigo" e o auxílio de um funcionário do Detran (Crédito: Reprodução/Google Imagens)
Alunos poderão realizar a prova no "sistema antigo" e o auxílio de um funcionário do Detran (Crédito: Reprodução/Google Imagens)

União dos Palmares – As pessoas que pretendem tirar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), poderão contar, em 2019, com um projeto desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), juntamente com Secretaria de Educação do município de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.

Segundo o ex-superintendente da SMTT do município, Jandilson Vasconcelos, o projeto beneficiará as pessoas que não sabem ler nem escrever, pois através do EJA poderão ter acesso ao programa, e dentro do curso terem aula de trânsito.

Ainda de acordo com o ex-superintendente, “o projeto facilitaria o acesso à CNH. Conseguimos ainda, que estas pessoas, por estarem em condições especiais e não terem um bom manuseio de computadores, pudessem fazer a prova do DETRAN no sistema antigo – realizadas no papel, e com o auxílio de um funcionário do órgão, que leria a prova para eles“.

+ Teve a cinquentinha apreendida? Saiba como se regularizar

Apreensão de “cinquentinhas” em União dos Palmares

Já em relação a apreensão de ciclomotores no município, o superintendente ressaltou que todos devem seguir a legislação e emplacá-los, assim como seus condutores devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com categoria ACC ou A.

Jandilson explicou ainda que o município, por enquanto, não irá realizar esse tipo de fiscalização. “Todavia, por não dispor de pátio de recolhimento de veículos e guincho credenciado, a SMTT, que tem suas atribuições esculpidas no artigo 24 do CTB, e dentre elas não está o controle do licenciamento de veículos; o que só o fazemos, por conta do convênio com o DETRAN, por enquanto, não irá realizar esse tipo de fiscalização“.

Apesar de não fiscalizarem, o ex-superintendente frisou que “isso não impede que o Batalhão de Trânsito da PMAL local, assim como BPTran, BPRV, DER, PRF e Lei seca a faça. Diante disso, é muito importante que os proprietários de ciclomotores procurem regularizarem suas situações, para que não tenha nenhuma surpresa indesejável“.

Ele concluiu dizendo que se sensibiliza com a situação de quem utiliza o veículo como meio de locomoção, mas que é necessário entender.  “No entanto, é preciso entender que pelo fato desses veículos até então não estarem regularizados e diante da sua dificuldade de identificação, foi feito uso para praticar assaltos, desobedecer o trânsito de todas as formas e causar uma grande insegurança no trânsito de uma forma geral. Assim como, pelo fato de seus condutores não terem em sua maioria capacitação para conduzir-los, provocam uma insegurança ainda maior pela falta de perícia“.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Areski Freitas - @Reprodução
União dos Palmares
Após Areski anunciar processo, Verde Alagoas reage e propõe diálogo

A coletiva de imprensa convocada pelo prefeito Areski Freitas trouxe à tona a insatisfação da administração municipal com a atuação da Verde Alagoas.


Coletiva - @BR104
União dos Palmares
Kil anuncia processo contra a Verde Alagoas: Entenda as acusações

O prefeito Areski Freitas convocou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira


Rio Mundaú em União dos Palmares - @BR104
União dos Palmares
Rio Mundaú ultrapassa cota de atenção em União dos Palmares

Segundo a Cepdec, o nível do rio Mundaú chegou em 473 cm, sendo a cota de atenção em 470 cm.


Nuzio Medeiros - Foto: Reprodução / Instagram
União dos Palmares
Semana do Estudante em União dos Palmares terá Nuzio Medeiros e Banda Karisma

As atividades terão início no dia 12 de agosto e se estenderão até o dia 18.


União dos Palmares
Câmara de Vereadores aprova instalação de GM BOX no centro de União dos Palmares

A instalação do GM BOX é vista como uma medida estratégica para prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança na região